De caminho bebe da torrente e passa de cabeça erguida. Sl 110.7

Parece uma redundância, mas o título tem uma razão de ser: Só necessita de renovação as forças que estão se definhando, e quando isso ocorre é preciso uma atitude urgente para não ir de encontro à derrota.

Em uma jornada militar um soldado tem como principal suprimento o cantil de água. Em atividades que exigem muito esforço físico o alimento sólido até pode ser dispensado, mas a água não, o corpo exige esse nutriente essencial para refrigerar, matar a sede e manter os órgãos internos em perfeito funcionamento.

A caminhada com Cristo possui alguns percalços, situações difíceis que querem nos fazer parar, há momentos de profunda tristeza, desalento e desânimo; entretanto alguns desses problemas da caminhada são ferramentas de Deus para forjar o nosso caráter. É importante a renovação constante, é necessário que o cristão perceba a sede no deserto e buscar a torrente de águas límpidas e cristalinas preparadas por Deus para nos sustentar.

Quem não bebe da água cai sedento no meio da caminhada e não encontra forças para continuar, beber da água é buscar suporte diante das lutas. Essa fonte é Jesus, essa água é Cristo! É bem comum quando estamos atribulados ou passando por aflições perder o foco, e até mesmo desacreditar da companhia de Jesus ao nosso lado. Esse é o sinal de que o cantil se esvaziou e continuar assim sem esse recurso pode me levar ao desfalecimento.

Beber da água indica renovação e cabeça erguida indica dignidade e auto-estima. O abatimento normalmente vem após uma frustração ou após a decepção, e nesses momentos temos uma tendência natural de abaixar a cabeça, essa inclinação indica derrota. Certa vez assistindo a um jogo de futebol no momento da disputa dos pênaltis um jogador ao perder a cobrança abaixou a cabeça em sinal de frustração consigo mesmo, seu companheiro de equipe correu ao seu encontro e ergueu a sua cabeça e lhe deu uma palavra de incentivo. Achei positiva a ação daquele jogador que mesmo prejudicado com a perda da cobrança incentivou o companheiro a não se entregar. Abaixar a cabeça não é a saída!

Há muitos sedentos pelo caminho que sabem quem é a fonte de água viva, mas decide não beber, há pessoas que sabem onde é a fonte, porém dominadas pelo orgulho pessoal ou pela auto-suficiência resistem ao chamado do mestre; há aquele que mesmo em dificuldades recusam ajuda, e acabam se definhando sem recurso.

Não se entregue, Beba água da torrente!Ergue a cabeça!Erguer a cabeça é um ato de coragem daquele que passou por uma situação difícil e mesmo assim acredita que pode sagrar-se vencedor.

Pastor Jezias Ferreira