No dia 9 de janeiro foram anunciados os indicados à 66ª edição do British Academy Film Awards, o BAFTA, tradicional premiação da Academia Britânica de Cinema. A lista é liderada por “Lincoln”, filme de Steven Spielberg. O drama sobre a vida do 16º presidente dos Estados Unidos estréia aqui no Brasil no próximo dia 25 e concorre ao BAFTA em 10 categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem.

A surpresa é Spielberg não ter sido indicado à categoria de Melhor Diretor. Neste ano, disputam o prêmio os diretores Michael Haneke, pelo filme “Amor”, Quentin Tarantino, com seu “Django Livre”, Ang Lee, com “As Aventuras de Pi”, Ben Affleck, com “Argo”, e Kathryn Bigelow, pela direção de “A Hora Mais Escura”.

Atrás de “Lincoln” em número de indicações figuram “Os Miseráveis”, musical dirigido por Tom Hooper, e “A Aventuras de Pi”, fábula levada às telas por Ang Lee. Ambos possuem nove indicações, inclusive à categoria de melhor filme.

O longa “Marley” aparece entre os indicados ao prêmio na categoria Melhor Documentário. O filme dirigido por Kevin MacDonald foi lançado no ano passado como a biografia cinematográfica definitiva de Bob Marley. Para além dos clichês usados toda vez que se aborda a vida do rei do reggae, como seu envolvimento com a religião rastafári e as famosas frases do Bob Marley, o diretor buscou mostrar um lado do ídolo conhecido apenas por quem convivia com ele bem de perto. MacDonald contou com a colaboração da família de Bob, que cedeu fotografias e vídeos do arquivo pessoal do astro, e dos amigos, que dão depoimentos no documentário. “Marley” concorre com quatro outros filmes nessa categoria, inclusive “Searching for Sugarman”, que conta a vida do músico Rodriguez.

Os grandes vencedores do BAFTA serão conhecidos no dia 10 de fevereiro, em uma cerimônia que acontecerá no Royal Opera House, em Londres. A noite será conduzida pelo ator Stephen Fry. Premiações de início de ano, como o BAFTA e o Globo de Ouro, servem de “termômetro” para o Oscar, premiação mais importante do cinema, cuja cerimônia acontece no dia 24 de fevereiro.