REVELAÇÃO: PROFECIAS E PROFETADAS

 

Aqui dou continuidade a um artigo que escrevi, falando sobre como identificar falsos profetas e mercadores do evangelho.

Pois bem, sempre senti vontade de falar deste assunto, agora tenho oportunidade tanto de mostrar minha opinião, como.

Também de fazer uma analise bíblica do assunto. eu aprendi que Deus só poderia falar conosco atravéz da bíblia, este é um ensinamento geralmente adotado por cristões fundamentalistas, mas também adotado por neo pentecostais, alguns que seguem o evangelho da prosperidade, eu fui deste movimento. Aprendi que profetizar é pregar a palavra que esta escrita na bíblia. Concordo em parte! Quem prega a palavra de Deus, dentro das sagradas escrituras, esta de alguma maneira profetizando, pois quem profetiza esta anunciando uma mensagem de Deus. por isto o Apostolo Paulo falou; "porque todos podereis profetizar.." ( 1Cor 14: 31). Este é um assunto polemico e no meu ponto de vista complexo.

Primeiramente, devamos esta consciente do que é profecia, do que seja profetizar, pois para algum isto é algo paranormal, de natureza extra-espiritual! com certeza, profetizar é algo proveniente do Espírito, tanto que este entra na categoria dos dons mencionados em 1Coritians, capitulo 12, que fala das manifestações do Espírito.( 1Cor 12: 7, 10 ) mas também devo ressaltar que este também entra na categoria de dom espiritual, mencionado como um ministério Eclesiástico. ( Ef 4:11).

falando em profetizar devo também ressaltar um versículo , que na minha opinião é simplesmente fantástico!

" E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia." ( Ap 19 : 10 )

O Anjo categoriza para o profeta, escritor do livro de Apocalipse, que o testemunho de Jesus, é algo profético!

Então como devemos analisar as profecias?

não entrarei no mérito de me contrapor apologeticamente na questão sessacionaista, ou fundamentalista, como queira. De que os Dons cessaram. nem muito menos elabora um estudo para categorizar atitudes profética, pois profecia não é categórica, do tipo visões e revelações no senhor, sendo visões um tipo de profecia, e revelação outro ( 2 Cor 12 : 1-4 ). a bíblia trata, tanto o que tem visões, e o que fala no nome do senhor como profeta. a bíblia não afirma que João Batista teve visões no senhor, porém este  pregava o arrependimento e o caminho do Senhor, ele era chamado de Profeta. a bíblia não diz que Elias teve alguma visão, mas ele era Profeta. e por ai vai... Profecia em geral é anuncia a mensagem de Deus. quem profetiza esta falando a palavra de Deus, uma mensagem divina.

agora entro na questão  propriamente dita :  profecias ou profetadas.

esta questão esta relacionada diretamente aos pentecostais. é dele que vem o costume de receber revelações. ja os tradicionais, não adotam tal pratica. Embora por um bom tempo estive no meio tradicional, e pode presenciar a ação do Espírito nesta área, o problema é que a ação fica confinada, presa a tradição e costume. Por outro lado, a banalidade corre frouxo dentro do pentecostalismo frenético, na busca do sobre natural, seja do dom, seja da ação de Deus e sua presença.

Derrepente uma irmão liga para mim, angustiada,  pois havia possessão demoníaca no meio da juventude. as pessoas estavam acusando-a de negligencia com os jovens. fazia um bom tempo que os mesmo tinha se lançado completamente na oração, na busca por Deus. Quando uma jovem começou a cair possessa, eles ficaram espantados! eu achei normal. A presença de Deus produz experiências espirituais. foi o que eu disse para ela: " não se preocupe, Deus esta se manifestando no meio de vocês. ele esta trazendo libertação..."

A presença de Deus é fantástica! É como a multiforme graça. que envolve variações de dons. ( 1Pe 4:10 )

igrejas pentecostais adotam costumes que abragem seus cultos e orações, com praticas de busca pela revelação: todo liturgia do culto é quase substituído por alguém que teve uma revelação. tipo:

"Irmão Deus me mostrou que tem alguém que ele esta dando o livramento. quem é esta pessoa?" vários irmãos levantam as mãos. O irmão sai sorteando: " não, você não. também não é a irmão...é você ai irmãozinho de preto." todos aplaudem vibrando! ele berra: "RECEEEEEBEEEEE!!!"

estava em uma oração, onde pode ser constrangido com tais profetadas. uma senhora me viu com um cigarro na mão.

logo ela perguntou se eu fumava. eu respondi que nunca fumei em minha vida! deu pra entender que eles achavam que era uma espécie de aviso... Nunca mais pisei os meus pés ali naquela oração. e nunca fui tentado e nem muito menos senti vontade de fuma até este momento que escrevo este artigo. Pura profetada!

seria certo tais atitudes?não, pois tais atitudes são duvidosas.

 Deus não usaria só  sua palavra para falar conosco? esta é a questão crucial deste artigo. Sim !  Somos santificado na verdade. ( Jo 17 : 17  )a verdadeira profecia bíblica esta relacionada a uma mensagem de Deus para sua igreja. Pois este é o verdadeiro proveito do dom espiritual ( 1Cor 14 : 4 , 12, 21) ,e a verdadeira intensão de Deus.( o uso do dom para proveito da igreja) Pois a igreja é edificada,exortada e consolada. (1Cor 14: 3). E mais! Há uma realidade evangelistica dentro do conceito de profetizar.( 1Cor 14: 24- 25 ). Quando nos referimos a igreja, estamos nos referindo a um conjunto, ou seja, o eu individual é apenas o parte do que é o nós, como conjunto, como formação do corpo, igreja de Deus. ( 1Cor 12: 14 , 27 ). Então concluo que a edificação da igreja, refere-se a um conjunto.

Mas Deus pode  nos falar por intermédio de um profeta, em particular?

Sim. ( abro espaço para quem quiser, me mostre  dentro das sagradas escrituras, que Deus não pode usar a boca de um servo seu para falar a mim. Ou a você em particular.)

Porém esta questão é para um debate intenso! Não podemos colocar Deus dentro de uma caixinha de fósforo! Sabe qual é o grande mal? É que isto se torna uma experiência particular, de cada individuo em cristo. E não uma regra de conduta, nem muito menos uma doutrina, coisa que fazem por ai, transforma experiências em doutrinas. O certo é ficar atento as orientações do evangelho. ( 1Cor 14 :29 ). Coisa que ninguém faz dentro da igreja, principalmente as que têm tais praticas. Porém quanto mais partícula é uma mensagem, mais difícil seu juízo. Pois esta se fala coisas próprias minha, que so eu posso certificar-me de sua veracidade...

Lembrando que isto aconteceu na igreja primitiva. ( At 21: 10-11 ; 1Tm 1:18 ; 4:14 ).

Porém veja, não foram escritas de forma doutrinaria. Mais sim são relatos...

Quer ouvi Deus falar? Então estejam atentas as pregações ministradas em sua congregação!

Romildo lima.- Escritor e blogueiro

O evangelho