RESUMO




O trabalho aqui descrito foi uma forma de reutilizar o material plástico, provenientes das sobras oriundas da produção, como também da reciclagem do mesmo exercido pela coleta seletiva. Sendo utilizado como matéria prima para fabricação de novos componentes, evitando-se a perda, seu reaproveitamento deixaria de se fazer novas compras reduzindo os gastos e evitando o consumismo desnecessário. Como também colaborando com o meio ambiente, pois estas sobras seriam descartadas para o lixo consequentemente aumentando seu descarte em aterros sanitários. Sendo o plástico derivado do petróleo, jogado na natureza leva anos para se decompor tornando prejudicial à saúde humana e ao solo, também poluindo as águas superficiais e subterrâneas. A vantagem do uso do plástico trás menor consumo de energia na sua produção, redução no peso de lixo menor custo de coleta fatores estes que estimulam sua reciclagem.


Palavra- chave: Sistema de gestão, reuso do plástico, poluição do solo.



ABSTRACT




The work described here was a way to reuse plastic material, originated from the leftovers of production, as well as the recycling of that exercised by the collection. Being used as raw material for manufacturing new components, avoiding the loss, its reuse is no longer making new purchases reducing expenses and avoiding unnecessary consumerism. As well as collaborating with the environment, because these surpluses would be discarded in the trash thus increasing its disposal in landfills. As the petroleum-based plastic, played in nature takes years to decompose, making it harmful to human health and soil also pollute surface waters and under ground. The advantage of using plastic back less energy in its production, reduction in weight of garbage collection lower cost are factors that encourage recycling.


Keyword: management system, the recycling of plastic, soil pollution.



SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO........ 2
1.2 DESCRIÇÃO......... 3
2. OBJETIVOS ............ 4
2.1 Objetivo Geral....... 4
2.2 Objetivo Específico.....4
3. METODOLOGIA......... 4
3.1 Referencial Teórico.......4
4. OUTROS DADOS..............5
5. RESULTADO, ANÁLISE E DISCUSSÕES..........6
6.CONCLUSÃO........................6
7.CONSIDERAÇÕES FINAIS.........6
8. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS....7





1. INTRODUÇÃO

Os plásticos, quando se transformam em resíduos, podem ser valorizados, de forma a poderem vir a ser novamente úteis. A reciclagem de plásticos é um processo de qualidade do produto, ou seja, da qualidade dos resíduos pelos sistemas de coletas seletivas.
A conversão dos resíduos plásticos em pequenos grãos que podem ser reutilizados na produção de outros produtos esses resíduos plásticos por etapas, tais como trituração, lavagem, secagem e granulação, os plásticos se dividem em duas categorias importantes, representam em cerca 20% do total consumido no país, são os termosfixos e os termoplásticos.
Um dos materiais mais úteis e duráveis conhecido pelo homem é o plástico sendo o material mais utilizado no mundo moderno, mas enfrentando severas criticas de impacto no meio ambiente. Através dele, protegemos nossos alimentos e o armazenamento dos mesmos, escovamos os dentes com ele, os refrigerantes em garrafas plásticas, computadores, celulares, encanamento, em resumo esta em todo o lugar, não conseguimos imaginar a vida sem ele. Sendo consumido assustadoramente em milhões de toneladas, a maior parte esta sendo enviada para aterros sanitários e a outra parte simplesmente jogada fora, poluindo mananciais, os rios e até os mares, (OLIVER, 2007).
Através desses dados formou-se um movimento anti- plásticos, ambientalistas alegam que podemos viver sem ele, mas ainda estima-se que morre um milhão de pássaros e cem mil mamíferos por ano, por comerem ou ficarem presos em objetos plásticos.
Também sobre a saúde humana prevê que um produto usado nos recipientes plásticos nos microondas, chamado (BPA) esta causando desordens nas mulheres, tal como endometriose, cistos nos ovários, fibróides e câncer, sobre o Polietileno Tereftalato, ou seja, liberar o di(2-etilhexil)ftalato que causa câncer nos humanos.
Usar o plástico, trás benefícios, como o reciclado que pode substituir a madeira tendo impacto positivo no meio ambiente, cortando-se menos arvore, outro lado poderíamos estar criando mais problemas, para o solo, atmosfera e a nossa saúde. A maior parte desses resíduos termina sua vida em aterros, sendo potencialmente perigosos, pois sua durabilidade não tem tempo determinado para se decompor, varia de quinhentos a mil anos. Incinerar o plástico, não é viável, pois o mesmo é produzido de petróleo, liberando gases tóxicos e de efeito estufa, aumentando a desestabilizações climáticas já existentes, (ALMEIDA, 1998).
Os plásticos são materiais por cadeias moleculares chamados polímeros, que por sua vez forma moléculas menores chamadas de monômeros. Por um processo químico, polimerização, são formadas os plásticos que proporcionam a união dos monômeros para formar os polímeros. Esses polímeros podem ser naturais ou sintéticos, os naturais como: algodão, madeira, cabelos, látex, entre outros, comuns em plantas e animais, os sintéticos, tais como: os plásticos são obtidos pelo homem através de reações químicas.
Plásticos, sua matéria prima é o petróleo formado por uma complexa mistura de compostos, estes compostos de diferentes temperaturas de ebulição são possíveis separá-los por um conhecido processo de destilação ou craque amento.
Os polímeros classificam-se em dois, são os termoplásticos e os termofixos, os termoplásticos não sofrem alterações em sua estrutura química durante seu aquecimento e que após o esfriamento pode ser novamente moldado, já os termofixos são aqueles que uma vez moldados não podem mais ser fundidos ou modelados novamente, portanto não são recicláveis mecanicamente, (NEIVA, 2001).
A classificação dos descartes plásticos é os: pós- industriais que provêm principalmente de refugos de produção e se transformam aparas, rebarba etc. Pós- consumo são os descartados pelos consumidores, a maioria de embalagens. Utilização e benefícios: em quase todo o setor de economia tais como, construção civil, agricultura, de calçados, móveis, alimentos, têxtil, lazer, telecomunicações, eletrônicos, automobilísticos e distribuição de energia. Alem desses setores o plástico esta presente nos mais diferentes produtos, exemplo dos geossintéticos, que assumem cada vez maior importância como na drenagem, reforço do solo de aterros sanitários, em tanques industriais, entre outras utilidades.
Vantagens do uso do plástico: menos consumo de energia na sua produção, redução do peso do lixo, menor custo de coleta, e destino final, poucos riscos no manuseio e alem de praticas são totalmente recicláveis.
Os fatores que estimulam sua reciclagem: redução do volume de lixo e transportar tratamento e disposição e aumento de vida útil dos locais de deposição de lixo, (MOURA,2002).
O lixo plástico brasileiro hoje contem de 5 a 10% conforme local, já que o plástico é derivado de petróleo produto importado 60% no total no Brasil, sua reciclagem exige só reciclamos 15%, sendo que o plástico reciclado economiza 70% de energia desde sua exploração da matéria-prima até formação do produto final, além disso, 90% do produto descartado permanecem no meio ambiente podendo causar mais população.
E a recuperação de energia contida no plástico através de processo térmico, sendo a energia contida em 1 kg de plástico de energia com a reciclagem ocorre uma redução de 70 a 90% da massa do material, restando apenas resíduo inerte e esterilizado(SHIMURA,1998).



1.2 DESCRIÇÃO

Observando as sobras de plásticos após ser processado na injeção, através do molde numa injetora ocorreu a idéia da reutilização das mesmas. Com o reuso desta matéria prima seria eliminado seu armazenamento em local próprio, obtendo mais espaço e evitando mais lixo que aumentaria os aterros sanitários. Este material seria processando em grãos para ser novamente reutilizado, passando pelas etapas de trituração, lavagem e secagem sendo produzidos novamente. Adicionando com estas sobras as garrafas pet, plásticas de água mineral, diminuindo novas compras do mercado, evitando o consumismo, tendo economia já que o material do reuso e o reciclável é mais barato.








2. OBJETIVOS



2.1 OBJETIVO GERAL:

A iniciativa tem por si chamar a atenção para a importância da coleta e descarte de materiais recicláveis, em função da quantidade das sobras de matéria-prima que reaproveitada produziria grande quantidade de plásticos gerando novos produtos ao mercado.


2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Uma área destinada para instalação de um moinho mecânico, para a trituração deste material reutilizado, gerando nova matéria-prima para o consumo.




3. METODOLOGIA

Após área de estudo deste empreendimento, sendo que liberado pelo setor financeiro, ainda passara por aprovação da diretoria para sua execução. Este material da sobras e os reciclados serão armazenados em caçambas metálicas para disposição da produção.


3.1 REFERENCIAL TEÓRICO

Os plásticos são materiais polímeros sintéticos de grande flexibilidade de fácil modelagem através de calor e pressão e matéria prima dos mais variados objetos. Sendo geralmente do petróleo, possuem mistura complexas e diferentes temperaturas de ebulição, possíveis de separá-los através do processo de destilação ou craqueamento.
São divididos em dois grupos de acordo com suas características de fusão ou derretimento chamados de termoplásticos e termorrígidos.
O plástico origina-se do grego, sua descoberta foi pelo desenvolvimento do sistema de vulcanização por Charles Goodyear em 1839, adicionando enxofre à borracha bruta.

Segundo Schonbein (1846), a criação do nitrocelulóico, com adição de acido sulfúrico e acido nítrico ao algodão. Foi desenvolvido o celulóide, com adição da cânfora, esse novo produto tornou-se matéria prima na fabricação de filmes fotográficos, bolas de sinuca, placas dentarias e bolas de pingue pongue. O baquelite foi o primeiro polímero sintético podendo ser considerado o primeiro plástico criado em 1909 por Leo Baekeland, era o resultado da reação entre fenol e formaldeído tornou se útil pela dureza, resistência ao calor e a eletricidade.

Foi criado um novo tipo de plástico chamado náilon, após a Segunda Guerra Mundial foram criados novos tipos como dacron, o poliestireno, o polietileno e o vinil também nesse período, os plásticos se difundiram no cotidiano das pessoas de tal forma a não ser mais possível imaginar o mundo de hoje sem eles, (KARL, 1930).

Já na década de 1950 Karl Ziegler polimerizou o etileno na presença de vários metais essa forma linear produzia estruturas mais firmes, densas e organizadas atualmente chamadas de polietileno de alta densidade, foi apresentada pela primeira vez em bambolês, mas é usada em recipientes.

Karl Ziegler e Giulio Natta em 1953 criaram o polipropileno a partir de monômeros de propileno (CH2 = CHCH3) e receberam o premio Nobel de Química e em 1963, suas diversas formas de fusão e rigidez é utilizado em acabamento de carros, embreagens, baterias, garrafas, tubos, filamentos e sacolas.



4. OUTROS DADOS:


Para a implantação do projeto será utilizado com recursos que são provenientes da própria empresa sendo os mesmos para pagamentos de gastos de manutenção e de aquisição de materiais e maquinas.



Gastos de Investimentos
Materiais $1000,00
Equipamentos $800,00
Instalações $600,00
Máquinas $2500,00

Gastos de Manutenção
Energia Elétrica $800,00
Água $300,00
Produtos de Limpeza $150,00
Totais $6.150,00


Duração para execução de 2 (meses) a 5 (meses), para a sua conclusão ocorrendo o retorno financeiro entre 1(ano) a 2(anos), após seu investimento.




5. RESULTADO, ANÁLISE E DISCUSSÕES


O resultado foi alcançado por ter sido planejado e executado conforme a implantação, do projeto o qual beneficiou menor consumo de energia elétrica na produção, a reciclagem dos materiais da sobra e sua redução de lixo que se acumulava no setor, também analises de alguns pontos que foram corrigidos onde havia necessidade de correção sem alterar a programação da empresa. Sendo analisado menor custo de coleta, pouco risco no transporte e no seu manuseio e sua disposição final.





6. CONCLUSÃO


Sendo o mesmo aprovado e sua elaboração concluída sem dificuldades, seu funcionamento já apresenta sinais positivos de sua implementação neste setor. Obtendo resultados satisfatórios pelos quais se esperava mais tempo par o seu retorno, que o mesmo traria para o setor de produção da empresa. Como os resultados já dando mostras de produtividade receberam considerações de nosso superior imediato como também da direção de planejamento da indústria.





7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo deste trabalho foi suprir uma deficiência encontrada no meio da produção e com relação ao meio ambiente. Com base na NBR-SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL foram abordados essas deficiências as quais após serem discutidas, analisadas foram sanadas.
Houve transtorno na execução do projeto, mas com colaboração da direção, dos funcionários, o projeto foi executado com segurança, também com qualidade, através da importância deste empreendimento.









8. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA

OLIVER, R. Gestão Ambiental, 2007 Editora Melhoramentos. p- 12-22

SHIMURA, C . Direito Ambiental. 1998 2 Edição São Paulo p. 230

ALMEIDA, L. Política Ambiental, 1986 Editora Vaesp São Paulo. p- 56-62

NEIVA, A. Reciclagem no Brasil 2002 Rio de Janeiro Editora Nova p. 18-21

MOURA, A.A Qualidade Gestão Ambiental São Paulo. Editora Juares de Oliveira. Nov 2002 p 16-31

RIGOTA, M Educação Ambiental, 2006 São Paulo. Brasiliense p-21-40

CRIECH, L. Plásticos em Geral Tradução São Paulo. 2ª Edição Nov. 1983 p-86-102

PARRISH, T, J. O melhor caminho São Paulo Melhoramentos. 1998 p-12-34

OMES, L.R Ambiental São Paulo. 1999. p-2-18