UNIFLU- FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS – FDC

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

PROFESSOR: DR. ÁUNER PEREIRA CARNEIRO

ALUNO: PAULO RANGEL DE CARVALHO JÚNIOR

27/06/08

GUEDES, Paulo. A deseducação das elites. Opinião. O Globo, 24 de outubro de 2005.

RESUMO

SUMÁRIO

A INABALÁVEL ESPERANÇA DO POVO CONTRA O "CONSUMO CONSPÍCUO DAS ELITES"

BUSCA DE SOLUÇÕES POUCO ORTODOXAS POR PARTE DO POVO BRASILEIRO

VELHAS IDEOLOGIAS MESMO DIANTE DE EXEMPLOS DE PROSPERIDADE DE OUTROS PAÍSES.

Existe um país que possui uma incomensurável reserva de recursos naturais e um enorme potencial de desenvolvimento econômico; esse país é o Brasil. Apesar de sua população ser despreparada, continua com esperanças de dias melhores.

A utilização dos recursos não é feita de forma equânime, não atendendo a demanda proveniente do crescimento demográfico desorganizado, fruto do descaso das autoridades e da recalcitrância da Igreja em considerar meios de contenção da natalidade. A deseducação das elites incrementa esse processo desigual de distribuição da riqueza.

Ao invés de empregar socialmente o lucro obtido, se preocupam em acumular cada vez mais recursos exclusivamente em proveito próprio, objetivando impressionar seus pares; é o que Thorstein Veblen em "A teoria da classe ociosa" de 1904 denominou "consumo conspícuo".

Suas crenças ideológicas impedem a resolução de antigos problemas como a alta inflação, o desemprego e a escassez de oportunidades. Assim, a grande massa populacional tende a sobreviver utilizando subterfúgios repudiados socialmente, tais como: abortos clandestinos, emigração, prostituição e tráfico de drogas e órgãos humanos.

As elites brasileiras não conseguem enxergar soluções viáveis como a redução dos encargos trabalhistas e tributários, a reforma da Previdência Social, a queda dos juros e flexibilização das leis trabalhistas. Deveríamos seguir o exemplo de Coréia, Índia, Rússia, China e Chile que aumentaram sua produtividade por meio da Educação, investimento de capital e o uso de tecnologia e não continuar alimentando o "consumo conspícuo" e tolerando o desvio de recursos públicos em detrimento do interesse social. Enquanto isso não acontece continuamos insuflando o mercado informal e perdendo material humano em decorrência do fluxo migratório. Tudo isso tem como principal fator a deseducação das elites brasileiras.

Palavras-chave

Pragmatismo da população

Elite obtusa

Crescimento do mercado informal e emigração