Resumo

Quando cursava a universidade Frank não tinha idéia de sua vocação, era muito indeciso com relação ao seu futuro, ele e seu amigo Mike eram integrantes da equipe de natação da universidade, porém não era o que Frank realmente queria fazer como profissão, para ele encontrar algo que valesse a pena seguir para construir sua vida teria que ser algo especial.

Frank se descobriu realmente quando se tornou agente esportivo descobrindo novos atletas e fazendo suas carreiras deslanchar, isso o realizava e esta profissão sim era algo realizador e importante para ele.

No decorrer de sua carreira Frank começou a ver que as coisas começaram a mudar nada mais fazia sentido para ele como no início, o que era maravilhoso e realizador com o passar dos anos começou a se tornar cansativo e repetitivo, Frank não mais exercia sua profissão com amor e entusiasmo para ele o encanto havia se partido e seguia com sua profissão somente por obrigação. Quando um dia se encaminhava para se refugiar em seu quarto em um hotel fugindo de um seminário de marketing criativo em que participava avistou dois homens vestidos de preto que adentravam através de uma porta em um dos cantos do cassino, sentiu uma enorme vontade de seguir os então desconhecidos homens e foi o que ele fez, atravessou a porta em busca dos homens e se deparou com um longo corredor vazio, continuou a seguir e se deparou com outra porta sem identificação que resolveu abrir e seguir em frente, ao abrir esta por contemplou um grande teatro com um cenário muito interessante que o impressionou tanto que sem pensar já estava sentado em uma das poltronas do teatro assistindo o ensaio que ali acontecia.

Frank estava tão fascinado com o cenário que via que mal pode perceber a mulher que se aproximava, quando realmente percebeu Diane já estava ao seu lado, os dois se apresentaram e conversaram um pouco, Frank explicou a ela o porquê havia chegado ali e Diane ofereceu a ele uma entrada para o próximo espetáculo que o "Cirque Du Solei" estaria apresentando, Frank aceitou e foi assistir ao espetáculo.

Naquela noite Frank ficou fascinado, o espetáculo do Cirque Du Soleil era incrível e para ele até então inimaginável, tudo era tão perfeito e cheio de vida. No fim do espetáculo Diane foi ao seu encontro e o convidou a conhecer os bastidores, todos nos bastidores demonstravam entusiasmo e criatividade para ele aquele lugar brotava motivação, Diane o convidou a visitar a sede do Cirque em Montreal quando pudesse.

Quando voltou ao seu escritório em Chicago Frank percebeu que precisava de uma mudança em sua vida profissional e que a única coisa que o poderia ajudar era o Cirque uma grande oficina de motivação e de descobertas fantásticas.

Frank então resolveu criar uma situação para ir a sede do Cirque em Montreal – Levar Cari Schultz uma ginasta universitária para fazer um teste no Cirque, ao chegar no Cirque foi recebido por Diane que demonstrou muita felicidade ao vê-lo e acompanhou Frank no Cirque por uma semana, foi então que Frank percebeu naquele lugar uma oportunidade para reavivar seu amor pela sua profissão, viu ali a oportunidade para novas descobertas e desafios, - Se o Cirque não o ajudasse nada mais podia.

Na volta para Chicago Frank reuniu forças e foi falar com o Presidente da empresa em que trabalhava, ele alegou que precisava de um tempo para embarcar nos encantos e motivações do Cirque, que precisava buscar seu redescobrimento e sabia que o local certo tinha que ser o Cirque. Como já esperado seu chefe Ivan aceitou sua proposta e Frank imediatamente ligou para Diane marcando seu retorno ao Cirque.

Ao chegar ao Cirque Diane explicou que não poderia ser seu guia no Cirque e que ele teria não somente que conhecer como conversar com integrantes do Cirque e participar de alguns de seus treinamentos, mesmo temeroso Frank resolveu aceitar e começou ali sua jornada pelo Cirque.

Frank conheceu muitas das pessoas que compunham o Cirque, desde os palhaços aos diretores, a cada conversa, a cada treino Frank ficava mais convencido de que o Cirque era realmente uma grande oficina de motivação e redescobertas. Frank aprendeu com cada um que conversou que a magia do Cirque era a união de seus integrantes o espírito de equipe, a vontade de alcançar o seu melhor e de dar o seu melhor para a platéia, que não era somente a realização própria que importava e sim a realização do grupo, ele pode ver a alegria em que as pessoas trabalhavam mesmo quando difícil o obstáculo a ser superado todos estavam dando o melhor de si com muita vontade e dedicação, Frank percebeu que todos no Cirque tinham o mesmo valor e que isso tornava o Cirque especial, a forma como cada um levava a sério o que estava fazendo, o retorno que recebiam, a vontade de vencer que cada um tinha quando exerciam seus números ou tarefas, todos ali sabiam receber com sabedoria os elogios e as críticas construtivas, para Frank a experiência no Cirque foi fabulosa, nada o podia ter motivado tanto como aquela maravilhosa oficina de redescobertas.

Frank voltou a Chicago sentindo novamente a sensação a muito esquecida, a sensação de paixão pela sua profissão.

Quando voltou a trabalhar foi recebido pelo chefe com oportunidades que rejeitou de imediato, foi oferecida a ele a oportunidade de gerenciar dois grandes talentos renomeados mais Frank já sabia o que queria e rejeitou a proposta de seu chefe oferecendo a ele uma nova proposta de voltar as escolas e universidades em busca de novos atletas, Frank queria voltar ao início onde ardia o fogo de sua paixão pela profissão, queria encontrar talentos e dar a eles a oportunidade de serem reconhecidos proposta essa que tão logo foi aceita pelo seu chefe com fascínio.

Frank encontrou finalmente o que tanto procurava com ajuda do Cirque Du Soleil ele se redescobriu e passou a ter novamente a paixão pelo que fazia trazendo com isso novamente sua realização sua motivação sua alto-estima, Frank viu no Cirque uma porta de saída da mesmice em que se tornara sua vida profissional, ele aprendeu com Charina que o líder deve ser o exemplo, com Rene que a competência está totalmente ligada a assumir responsabilidades, Tatiana o ensinou que o desconhecido nos assusta, mas quando o medo nos impede de seguir enfrente vamos perder a chance de chegar ao sucesso e ao extraordinário, Lars o mostrou a necessidade de nos reinventarmos a cada dia e de experimentarmos sempre o novo.

Para Frank o Cirque Du Soleil foi sua grande chance uma grande oficina de motivação em que ele se agarrou e confiou conseguindo assim sua reinvenção e seu sucesso tão esperado.

Comentários Críticos sobre o Livro "Cirque Du Soleil".

Cirque du Soleil: A Reinvenção do Espetáculo, de Lyn Heward e Jonh U. Bancon,Editora Campus / Elsevier - 2006 ( 132 páginas), O livro Cirque Du Soleil tem como essência e assunto principal a motivação, ele trata de assuntos como trabalho em equipe, assumir responsabilidades, gerir pessoas entre tantos outros abordados, o livro nos mostra que todos podemos ser criativos e que podemos ultrapassar nossos limites se quisermos e tentarmos com afinco e dedicação. Mesmo com a grande diversidade de pessoas mostra que é possível, através de uma perfeita sincronia, atingir seus objetivos e superar os desafios do dia-a-dia.

Podemos tirar duas grandes lições sobre a empregabilidade do desempenho dos artistas deste grande circo que são: todo profissional deve encontrar uma razão do seu trabalho existir, pois só assim sentirá orgulho do que faz... e é preciso sempre ter comprometimento em reinventar a si mesmo sem ter medo de se machucar, pois a inovação é o que mais encanta o seu público.

BIBLIOGRAFIA

Lyn Heward e Jonh U. Bancon, Cirque du Soleil: A Reinvenção do Espetáculo, Rio de Janeiro: Editora Campus / Elsevier - 2006 ( 132 páginas)