Maria Larissa Brito Santos*

 

“Quando lidamos com seres humanos dotados de vontade livre, nossa predição e controle falham. O homem tem liberdade de escolha” (Lundim, 1977).

 

 

Behaviorismo

         O behaviorismo conhecido comportamentalismo surgiu em 1913 através de John B. Watson este considerado  “pai” do behaviorismo; no entanto Watson seria somente um porta voz dessa corrente pois segundo estudos antes dele ouve dois pesquisadores  E.L. Thirndike (1874-1949) e o russo Ivan Pavolov (1849-1936) que deram os primeiros passos ao behaviorismo. Essa corrente de estudo amplia seus conceitos na conduta e no comportamento dentro da psicologia e o seu foco é estudar o comportamento objetivo, aquele que pode ser observado.

        Segundo Watson este estudo envolve a previsão e o controle do comportamento humano, já B.F. Skinner era oposto a esta teoria para ele o behaviorismo é a filosofia da ciência do comportamento humano, ou seja, é o meio onde o individuo convive que o influencia. É na psicologia que toma o objeto o comportamento para uma observação por uma ciência positivista.

        O behaviorismo na educação remete para uma alteração do comportamento que para Watson era visto como transformação, um elemento importante para a conduta de indivíduos. Hoje em dia o behaviorismo não ocupa mais um espaço predominante na psicologia; embora ainda tenha grande influência em seu meio principalmente quando se é utilizada nos meios acadêmicos atuais.