REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A revolução industrial aconteceu na Inglaterra entres os anos 1760 até 1860. Foi uma época de transição da mão de obra manufaturada para o sistema de produção operado por maquinas. A Inglaterra foi pioneira nesse tipo de produção em larga escala, pois já tinha recursos tanto tecnológicos como geográficos.

Ponte em área industrial.

Após o cerramento de terras, momento em que a rainha Elizabeth da dinastia Tudor expulsa os camponeses de sua propriedade para criar ovelhas a fim de obter sua lã. muitos aldeões que antes viviam apenas do seu próprio trabalho são obrigados a migrar para a cidade. Acontece a partir de então um grande êxodo rural para cidade, a Inglaterra passou então a ter vários habitantes trabalhando nas fábricas recebendo um salário miserável.

Outro motivo para que a Inglaterra crescesse tanto em relação à economia foi que o país tinha deixado de ser uma monarquia absolutista para ser uma monarquia parlamentar, ou seja, quem governa o país de verdade não era o rei e sim o parlamento, o parlamento era composto pela burguesia local que além de ser muito poderosa economicamente era politicamente hegemônica. o parlamento era dominado pela burguesia que tomava decisões para favorecer seu negócios.

Desde muito tempo, a Inglaterra era conhecida por sua supremacia naval, controlava diversos portos e era  uma ilha com uma geografia bastante propícia para navegação, Isso era muito importante quando se quer ter acesso a novos mercados consumidores.

A burguesia não surgiu com a revolução industrial, mas se beneficiou bastante com ela, já o proletariado apenas surgiu como consequência da industrial. Enquanto a burguesia era dona dos meios de produção e monopolizava a maio parte da renda que era obtida com a produção em larga escala, o proletariado era dono da força de produção e a vendia por um baixo preço. Com um salário miserável e longas jornadas de trabalho, sem seguro desemprego ou aposentadoria, surgiu movimentos como o socialismo que pregava socializar os meios de produção, o sonho utópico do mundo prefeito onde não existam patrões e empregados, onde todos trabalham e ganham o mesmo, ludibriou a cabeça de muita gente e de certa a forma ainda hoje ludibria.

Um dos movimentos mais extremistas na época era o Ludismo, ou os quebradores de maquinas. Inconformados pela substituição cada vês mais intensa do ser humano pela maquina, os Ludistas liderados por Ned Land invadia fabricas e destruía os maquinas. Os Ludistas foram intensamente perseguidos pela policia e acabou quando seu líder foi sentenciado à morte.

Já o Cartismo, liderado por Wiliam Loved, eram bem mais pacifico. Wiliam entregou um documento ao parlamento que se chamava carta do povo, e nesse documento os trabalhadores reivindicavam melhoria nas condições de trabalhos, melhores salários e participação politica dos trabalhadores para escolher seus representantes.

Por mais que a exploração do homem contra o próprio homem fosse intensa na revolução industrial não podemos esquecer que os camponeses trabalhavam muito nas fabricas por que já trabalham muito antes do êxodo rural. Em prol do sistema de produção em larga escala, um vestido que demoraria horas para ser feito, com as novas  maquinas de tear, eram feitas milhares na metade do tempo, O que diminuía o valor final do produto. Além disso, a saúde e a expectativa devida dos camponeses melhoraram bastante depois de sua ida para a cidade, o que fez Karl Marx buscar arquivos antigos para validar sua causa comunista.

sistema de produção inglês foi adotado por diversos países durante a segunda fase da revolução industrial.  A partir dessa migração de modelos econômicos foi também ideias que se solidificaram com ideias já vigentes. O mundo perfeito do comunismo só surgiu como os movimentos sociais do proletariado. Com a expansão da revolução industrial da Inglaterra para serem adotados por outros países, alguns males criados justamente com essa explosão econômica foi impregnado diretamente para outros países. Um desses males foi o comunismo, que apesar de repudiar o dito capitalismo selvagem, pregavam a concentração de poder no estado e a estatização de todos os meios de produção e eram intolerantes com opiniões que são contraria as deles. Um de seus idealizadores, Karl Marx, já disse que as raças fracas deveriam perecer no holocausto revolucionário.

A revolução industrial foi tão importante para o Século 21 que todos os países que não adotaram o sistema inglês de produção, hoje vivem em miséria extrema. Confira os países comunistas que repudiam o capitalismo como Cuba e Venezuela, nesses lugares o sistema comercial é caótico, filas de pessoas sofrendo para comprar produtos que são racionados pelo governo é algo corriqueiro. Em lugares onde o capitalismo opressor não entrou existe uma extrema perseguição contra aqueles que pensam diferente, jornais são controlados pelo governo e pessoas são presas apenas por expressar sua opinião. Em países comunistas não existe acesso à internet e quando existe é extremamente cara e de péssima qualidade.

Da próxima vês que seu colega te disser que a revolução industrial foi o pior ato de exploração na historia e quem não deveria ter existido, pergunta pra ele quando foi a ultima vez que ele comprou roupa na loja sem precisar dividir em 10 vezes. Se ele considera o capitalismo como egoísta e opressor, pergunta pra ele quando foi a ultima vês que ele fez compras no supermercado sem precisar brigar por uma simples caixa de leite. Querendo ou não, o liberalismo econômico proporcionou às pessoas a liberdade de comprar o que quiserem sem a intervenção do estado, acesso livre a internet só existe em países capitalistas. Quando você alguém no youtube disser que é comunista e que cuba é o futuro, pergunta quanto youtubers existem em cuba que acessam o computador enquanto enchem a cara de hambúrgueres do Mcdonalds e jogam Good Of War.

Paulo Henrique Alves Fialho
Escritor independente