O professor, conhecendo o poema, pode estimular melhor a leitura. E esse estímulo não deve se transformar na leitura do professor. Deve ser apenas um meio para que os alunos possam ser atingidos emocionalmente pelo poema.
A primeira atividade sugerida é a leitura silenciosa. Outra estratégia de leitura do poema é a dramatizada, individual ou em jogral. A leitura dramatizada pode ser produtiva, mas depende do poema, de suas características e da dramaticidade que possui. Além da leitura dramatizada pode ser fazer uma leitura expressiva dando ritmo sonoro aos poemas.
O poema muitas vezes não é trabalhado de acordo com suas especificidades, porque o autor o utiliza como leitura que conduziria à sensibilização dos leitores. Em relação a um tema social, por exemplo, no poema O Bicho de Manuel Bandeira que associa o bicho ao homem.
Para o aluno fica a impressão de que lê texto é para fazer exercícios gramaticais e que não mantêm nenhuma ligação com a emoção que sentem ao ouvir ou ler um poema, copiá-lo no seu diário. Sabe-se que, por essa razão, esse tipo de exercício leva a um afastamento e muitas vezes a uma banalização do poema. Em um primeiro momento o poema tem que despertar prazer, emoção, sensibilidade. Para poder aguçar no leitor o desejo de conhecer o autor e a obra. Depois se fazer uma interpretação do poema. E com isso o professor trabalhará critérios para que o aluno identifique o que é texto literário e dentre esses qual pertence ao gênero poético e quais são as especificidades deste gênero. Um importante elemento de contextualização do poema ou qualquer outro tipo de texto é o uso de ilustrações, elas fornecem ao aluno informações que precedem a leitura, direcionando a construção do sentido.
É necessário trabalhar com textos literários em sala de aula, assim estaremos eliminando a carência que nossos alunos têm em relação a este tipo de texto. O texto O poema, um texto marginalizado serve de base, de como podemos inserir os poemas na sala de aula e nos direciona a duas pontas autor e leitor.