RESUMO ANALÍTICO

Falta Fundamentação Didática no Ensino de Matemática
Profª. Drª. Patricia Sadovsky
Secretaria Municipal de Educação de Buenos Aires
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/fundamentacao-didatica-ensino-matematica-428262.shtml? Acesso: 02/05/2011 ? 12:11 horas
palavras-chave: didática, matemática, ensino
Segundo a autora Patricia Sadovsky, o ensino da matemática deve ter uma participação das crianças na construção da aprendizagem e produção do seu conhecimento. Atualmente as regras da matemática e as técnicas produzidas por professores em alguns casos desatualizados, provoca nas crianças uma situação insuportável na assimilação da disciplina, são poucos explorados os desafios e resolução de problemas que os levam a discutir ideias e verificar dados do desafio proposto que envolvam o cotidiano dos estudantes na escola.
Faltam conceitos básicos para o entendimento do conteúdo proposto, buscar a participação ativa do aluno na execução do ensino e provocando uma maior geração de conhecimentos, segundo a autora é preciso misturar o conceito antigo e moderno, para que não se tenha a impressão que o novo anule o antigo, mas sim promover um ensino renovado tendo como base o antigo.
Por exemplo, segundo a autora, alguns conceitos do famoso ritual "vai um" ou do "pegar emprestado", que não se utiliza em algumas situações de ensino, podem impedir a apreenção de conhecimento do sistema de numeração, fica o questionamento como os alunos terão esse conhecimento?
O maior problema dos professores não dominarem a didática no ensino da matemática é a insuficiência na formação desses profissionais. Mas o que os professores devam fazer é buscar a especialização através das formações continuadas . A sugestão da professora Drª Patricia Sadovsky, é que as Políticas Públicas da Educação, implementem um espaço maior de reflexão nas escolas, muitas vezes o professor não tem tempo para se especializar, pois esse tempo está dividido em várias instituições escolares para que obtenha um salário maior.
Os professores não devem somente se basear nos modismos do ensinar levando os alunos ao supermercado para ter experiência de aprendizagem mas unir as duas experiências: profundidade pedagógica, os jogos / cotidiano.
A conclusão da autora é que os projetos dos professores, sejam interdisciplinares, jogos ou cotidiano, é fundamental que haja a preocupação com a aprendizagem do aluno. Desta forma, os profissionais irão aprofundar em seus próprios conhecimentos para maior domínio da didática matemática, sobre tudo, no ensino do sentido algébrico nos cursos do Ensino Médio
OBJETIVOS DO TRABALHO:
Mostrar a necessidade do educador está sempre se atualizando e buscando conhecimento das variadas maneiras para proporcionar ensino/aprendizagem apresentando problemas, confrontando dados, levando a criança e adolescente resolver problemas do cotidiano à partir do conhecimento recebido em sala de aula. Sugere também o fim do professor polivalente.
A autora e Professora Drª.: Patrícia Sadovsky utilizou pesquisa em trabalho realizado como Coordenadora do Programa de Capacitação Docente, da Secretaria Municipal de Educação de Buenos Aires e no encontro do Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária e na rede privada de São Paulo.
A metodologia utilizada pela autora deste artigo foi de pesquisa com profissionais da área de Educação.

A conclusão da autora é que os professores não devem somente se basear nos modismos do ensinar levando os alunos ao supermercado para ter experiência de aprendizagem mas unir as duas experiências: profundidade pedagógica, os jogos / cotidiano.
A autora finaliza dizendo: que