Curso de Pedagogia

 Roseli Chagas de Santana

RCNEI III

Conhecimento do mundo

A educação infantil é considerada a etapa mais importante da vida da criança sendo esta iniciada desde o zero aos seis anos, na escola ou creche a criança adquire variadas formas de viver em sociedade, pois esta é uma fase crucial no desenvolvimento e amadurecimento da criança todos os movimentos iniciados nesta fase contribui para que a coordenação seja desenvolvida e consequentimente usada a favor do seu desenvolvimento, portanto o ambiente que se prepara para receber este público deve ser equipado para garantir uma total segurança.

Os movimentos e momentos de cada ser humano nesta fase merecem total atenção e respeito não deve privar as crianças dos seus movimentos simplesmente por achar que estas estão fazendo desordem no ambiente, estas com o passar do tempo e com os ensinamentos passará a entender que a sua cidadania passará a ser formada obedecendo algumas ordens, que lhes forem atribuídas, jogos e brincadeiras orientadas neste período servirão para dar noções de cidadania e afeto entre professor e aluno.Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica. O exercício dessas Capacidades, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas vertentes. Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse são os objetivos que se deve ter ao se responsabilizar-se por uma turma de zero a três anos de idade.

A idade vai passando e as crianças continuam a explorar o ambiente cada vez mais, os cuidados devem continuar, mas deve-se também orientar as crianças em suas descobertas para que estas não se privem de descobrir o mundo pelo fato da existência do medo, que os educadores assim como os pais sentem de machucar, daí a necessidade de um ambiente bem equipado com todos os materiais necessário para as brincadeiras principalmente o chão emborrachado.

Expressividade

A dimensão expressiva do movimento engloba tanto as expressões e comunicação de idéias, sensações e sentimentos pessoais como as manifestações corporais que estão relacionadas com a cultura. A dança é uma das manifestações da cultura corporal dos diferentes grupos sociais que está intimamente associada ao desenvolvimento das capacidades expressivas das crianças. A aprendizagem da dança pelas crianças, porém, não pode estar determinada pela marcação e definição de coreografias pelos adultos. Neste momento de interação o profissional é capaz de perceber todos os movimentos da criança gerando assim uma fonte de informações, e a partir daí formular novas brincadeiras para socializar com as crianças. Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções, manifestando opiniões próprias e confrontando ideias; Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos; Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem.

Musica

O trabalho com música nas series iniciais possibilita ao aluno e professos uma maneira divertida se aprendizagem e interação, muito importante para o meio social, pois através desta ação o individuo aprende variadas formas de se expressar como também desenvolver suas habilidades, tudo vai depender da escolha e o momento que esta atividade irá acontecer. O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração. O professor não pode esquecer que para a criança o brincar esta inserido em todo memento da sua vida, portanto as aulas de musicas ou momentos musicais devem ser bem lúdicos para chamar a atenção e proporcionar a estas o prazer e a alegria nestes momentos.Podendo assim observar o entusiasmo do aluno e criar um momento para criar instrumentos musicais com a turma.

Artes visuais

Visando valorizar o trabalho de cada criança o professor ao trabalhar com artes visuais na escola deve aproveitar os conhecimentos dos alunos para descobris o que eles entendem por arte pedindo até mesmo para que eles reproduzam um quadro que existe em sua casa e a partir daí começar a trabalhar na sala de aula, incentivando a pintura  e os desenho feitos pelos alunos para desenvolver a criatividade de cada um,pois cada aluno desenvolverá um gosto diferente pelos quadros apresentados pelo professor,e se o professor desde cedo exerce um trabalho de valorização do trabalho do aluno este ficará bem a vontade em fazer suas escolhas e dar suas opiniões pois está sendo incentivado a tornar-se um cidadão critico mesmo com sua pouca idade.

Devem-se respeitar as crianças em relação ao seu ritmo e interesse pelo trabalho, tempo de concentração, o prazer na realização, o professor deve ficar atento para redimensionar as atividades, em relação ao tempo ou a própria atividade. Podem ser apontadas três possibilidades de organização: atividades permanentes, as seqüenciais e os projetos. Facilitando o trabalho do aluno. O professor deve ficar atento, na organização dos materiais e fazer com que estas atividades aconteçam de forma que os alunos compreendam o seu significado.

A linguagem

Uso da linguagem oral para conversar, relatar suas vivência e expressar desejos, vontades, necessidades. Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos. Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. Observação e manuseio de materiais impressos, para facilitar o processo de aprendizagem da criança.

Ao organizar situações de participação nas quais as crianças possam buscar materiais, pedir informações ou fazer solicitações a outros professores ou crianças, elaborar avisos, pedidos ou recados a outras classes ou setores da instituição etc., o professor possibilita às crianças o uso contextualizado dos pedidos, perguntas, expressões de cortesia e formas de iniciar conversação. Deve-se cuidar que todos tenham oportunidades de participação.

Tudo que uma criança precisa ao iniciar a sua vida escolar é orientação e dedicação do profissional que está na direção da sala de aula, para tanto há necessidade de planejamento antecipado e esforço no que se faz. A educação infantil deve ser muito bem elaborada para satisfazer a necessidade do aluno em adquirir conhecimentos relevantes à idade deles.