O SUS É MASSA? 

O SUS ( Sistema Único de Saúde) criado na década de 80 garante o direito à saúde a todos os cidadãos. É uma rede que reúne postos de saúde, ambulatórios, hospitais, laboratórios e etc.  Que são financiados com recursos arrecadados por meio de impostos e contribuições pagos pela população. O SUS tem como princípios a Universalidade que garante que saúde é um direito de todos; a Equidade que tem como objetivo diminuir desigualdades; a Integralidade que considera as pessoas como um todo, atendendo as suas necessidades, promovendo a saúde, prevendo doenças incluindo o tratamento e  a reabilitação; A Regionalização e Hierarquização;  Descentralização e Participação popular, onde a sociedade tem o direito de participar no dia-a-dia do sistema.

O filme tem início em uma sala de aula de uma escola  pública com a apresentação do Conselheiro do SUS que juntamente com a professora Vera que participava  de todas as  Conferências de Saúde de sua cidade e que também era uma representante de seu sindicato juntamente com os alunos discutiram sobre saúde, direitos e participação. Começaram um debate discutindo o que era preciso para se ter saúde? E onde estava escrito que a população tem esse direito? Gerando várias respostas dos alunos. Em sua primeira atividade elegeram regiões onde o SUS não tinha participação tão intensa e como resultado citaram o Sudeste pois lá o povo tem participação ativa nos Conselhos. Logo após o Conselheiro do SUS apresentou a classe as companheiras do SUS sendo a primeira a defensora da Universalidade, a segunda lutadora do SUS foi a  Integralidade e por último a batalhadora da Participação Social, onde cada uma ao se apresentar falou da sua importância para o sistema. Na segunda atividade passaram um filme sobre a história da saúde no Brasil mostrando como o povo tinha lutado para garantir esses direitos conquistados; como nasceu o Movimento da saúde,  pois antigamente os hospitais só tratavam das pessoas que tinham dinheiro ou carteira assinada e  só tratavam da doença e não da saúde. Na terceira atividade  dividiram os alunos em grupos onde cada grupo se apresentaram cantando rimas sobre o SUS. Logo após, na quarta atividade tiveram um teatro onde os alunos representaram as autoridades, relatando o total de quantas cirurgias, consultas, transplantes o SUS proporcionava por ano. E por último uma aluna imitando o ex Presidente da República o Lula, citou a seguinte frase:  “O SUS é massa!”.

O filme tratou de questões acerca do direito a saúde e seus princípios, mostrou a importância do SUS para a população, e do dever de participação da população em Conselhos de Saúde para poder  exigir os seus direitos,  mostrando também o caos em  nosso país em relação à saúde antes da implantação do SUS.