Resumo descritivo do capítulo II – A contribuição do objeto de estudo da didática - contribuição das ciências da Educação

LIBÂNEO, J.C. Didática velhos e novos tempos. Edição do autor. Goiânia, 2002.

Ozinei dos Santos Chaves1

Após a leitura analítica do texto, procede-se a um resumo descritivo retratando as ideias principais de Libâneo com relação ao objeto de estudo da didática e as contribuições das ciências da educação. O autor inicia seu ponto de vista admitindo a razão de um campo de estudo chamada didática, focalizada nos métodos de ensino. Diante disso, o autor ressalta que tanto o ensino quanto o fazer didático possuem uma relação integrada com as outras disciplinas e para o seu aprofundamento assumindo a pluridimensionalidade no processo de ensino-aprendizagem. Em seguida, ele destaca a interdisciplinaridade2, como princípio fundamental na organização do conhecimento, caminhando lado a lado com as outras ciências, caracterizando um caráter multi e interdisciplinar. Nesse sentido, Libâneo levanta a questão da generalização por parte de alguns especialistas que discutem o processo didático com um olhar de desprezo, desqualificando a didática como teoria geral do ensino. Mas, mesmo reconhecendo a importância dessa reflexão sistemática na prática pedagógica, o autor problematiza o tema com relação há vários autores estrangeiros e sintetiza sua concepção dizendo que a didática é sem dúvida, uma disciplina pedagógica porque implica uma comunicação intencional entre o professor e o aluno voltada para fins sociais e para ações definidas destinadas a aprendizagem chamado caráter ético-valorativo da didática. Ele destaca o ensino e a aprendizagem como foco de interesse da didática, proporcionando uma relação direta de causa-efeito, o professor ensina, o aluno aprende dinamizando com isso, o processo de ensino. Outro ponto crucial é que a aprendizagem é a referência básica do ensino, enquanto que o ensino tem a tarefa de construir e elaborar conhecimentos e modos de ação e a didática é de natureza geral. Segundo o mesmo autor, é possível construir essa natureza pelo fato de que a didática de pluridimensionalidade3 e de interdisciplinaridade enriquece e estrutura o processo de ensino e aprendizagem. A partir dessas abordagens, o escrito recomenda uma maior rigidez e competência como pesquisadores e profissionais. Assim sendo, o professor precisa introduzir novas tecnologias, tornando com isso, um ambiente mais agradável e sugestivo.

______________________________________

 

É acadêmico do Curso de Pedagogia da UNICEL- Faculdade Literatus da cidade de Manaus – AM.

2  O termo refere-se à qualidade ou caráter do que é interdisciplinar, ou seja, integração e/ou utilização de duas aulas ou mais para a compreensão de um fato.

3  O termo refere-se à multiplicidade e diversidade de dimensões.