Autor:José de Alencar

Em uma carta dirigida à sua prima, Lúcio conta como conheceu Carlota dentro do ônibus das sete horas.

Eis como relatou.

Ao entrar no ônibus das sete horas, após perder a condução que costumeiramente pegava, porque se atrasara cinco minutos, Lúcio foi se sentar no fundo do carro, ao lado de uma moça vestida com sedas.

Nos poucosinstantes em que ficou sentado ao lado dela, o rapaz não pode ver seu rosto, mas o perfume que exalava da moça - de sândalo, deu-lhe a certeza de que era bela.

Em um momento, o braço macio da jovem dama encosta no braço dele, juntamente com sua mão delicada, o que foi o bastante para despertar uma súbita paixão.

Entretanto, a moça saiu do ônibus tão rapidamente que Lúcio nem conseguiu perceber. Somente ouviu quando ela pronunciou as seguintes palavras: "Non ti scordar di me".

Durante dias, Lúcio procurou de todos os modos saber notícia da mulher misteriosae de quem não sabia sequer o nome.

Depois de algum tempo, ele a encontrou numa ópera - La Traviata, sentou-se no camarote ao lado, declarou-se, mas ela fugiu deixando um lenço molhado de lágrimas.

Depois de alguns desencontros, ela finalmente lhe revelou, através de uma carta, que se apaixonou por ele desde seu primeiro baile e que o amava há muito tempo, afirmando, contudo, que o amor dos dois era impossível, porque tinha uma doença incurável e não era justo que ele constituísse sua vida ao lado de uma pessoa que nada tinha a lhe oferecer além da morte.

Ela lhe suplicou que não a procurasse mais, mas o jovem estava completamente apaixonado e queria estar em sua companhia.

Na ânsia de ir ao encontro de Carlota, que iria viajar com sua mãe à Europa, num paquete, na última tentativa de recuperação, Lúcio correu muitos riscos, como ir de barco à noite ao encontro de Carlota.

Por causa dos infortúnios ocorridos naquela aventura impensada,quase não chegou a tempo de vê-la partir.

Embarcou no próximo paquete para a Europa e foi se encontrar com sua amada.

Tempos depois, em uma tarde, encontrando-se na varanda da casa onde morava, na cidade de Nápoles, Carlota parecia especialmente fraca, parecia que iria dar adeus à vida. Ela pediu, então, a Lúcio que, chegada a hora de sua morte, ele a beijasse a fim de receber em seus lábios a sua alma.

Estando ela lívida, ele uniu seus lábios aos dela. Era o primeiro beijo dos dois amantes. Parecia que seria o último, mas a alegria daquele momento romântico, que prenunciava uma vida feliz,a fez querer viver.

A partir daquele dia, a saúde da moça começou a se restabelecer, ganhou ela força e vigor.

O casamento dos amantes foi realizado na Igreja de Santa Maria Novela, em Florença. Após,fizeram uma longa viagem de núpcias.

Voltando ao Brasil, estabeleceram sua residência em uma quebrada na montanha e lá muitos dias felizes se sucederam.