Resumo da obra “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago 

A obra inicia com uma cena em meio ao trânsito, vários veículos parados no sinal de trânsito, a luz amarela está prestes a dar lugar ao sinal verde e um dos motoristas diante daquele sinal, cega imediatamente. Uma cegueira branca, como um mar de leite. Um rapaz se oferece a ajudar o cego e o leva atéem casa. Orapaz rouba o carro e quando sente um pouco de remorso, sai do veículo e também cega.

O primeiro cego e sua esposa vão até o médico (oftalmologista) para verificar a cegueira branca, no consultório tinha o velho da venda preta, a rapariga de óculos escuros, o rapaz estrábico e sua mãe. Ao entrar e se consultar, o médico fica abismado e não encontra problema algum no cego. Logo após a consulta, o médico em sua casa, também cega e assim por diante com as pessoas que estavam no consultório.

Diante da possível epidemia, o governo decide isolar todos os cegos em um manicômio, porém a única pessoa que não cegou foi a mulher do médico que esteve junto dele todo o instante. Outras pessoas que estiveram com os pacientes do consultório, durante o dia também cegaram, tais como: o policial, o taxista, a moça da farmácia, a mulher do primeiro cego, o rapaz que roubou o carro e etc.

No manicômio ocorreram muitas confusões e até mesmo a separação de grupos, de um lado os considerados bons e do outro os considerados malvados. Entretanto, a mulher do médico dotada de compaixão e cansada daquela situação tenebrosa, enfrenta o líder dos malvados e o mata.

Por fim, o manicômio é tomado  por um incêndio e os cegos são soltos, liberados. Aos poucos cada cego recupera a sua visão, dentre eles: o médico e sua mulher, o primeiro cego e a sua mulher, o rapaz estrábico, o velho da venda preta e a rapariga de óculos escuros. Estes voltam a enxergar em meio a casa do médico, conforme a ordem do primeiro até o último que cegou.