Resumo critico acerca do artigo "História dos, nos e por meio dos periódicos" de Tânia Regina de Luca.

Daniel Rodrigues de Lima1

O intuito de tal resumo critico é ajudar a como proceder diante de tais fontes hoje tão utilizadas na construção dos processos Históricos.
O uso de periódicos tanto como fontes quanto como objeto de estudos históricos num primeiro momento não foi ou não tiveram grande importância até a década de 1930.
A concepção positivista dizia que todos os documentos deveriam possuir uma objetividade, neutralidade e credibilidade, onde estes estavam prontos e acabados bastando transcreve- los para se obter uma história verdadeira e absoluta.
O surgimento da "História Nova", pela chamada Escola dos Annales a concepção de fontes e objetos históricos passou a ser mais ampla e diversificada, propondo com isso romper com o tradicionalismo da História movida apenas pelo caráter político, econômico e social, e fazendo assim uma busca de novas abordagens, problemas e objetos, com essa nova visão passariam a olhar as questões culturais, cotidianas, mentais, étnicas, de gênero, minorias, vencedores e vencidos, sem negar a relevância das questões estruturais da longa duração e também nas conjunturas econômica, demográfica, política e social.
Os periódicos nesse momento começam a fazer parte dessa construção como fontes e objetos de estudo dessa "História Nova" com seus variados objetos, problemas e abordagens, onde através destes podemos enxergar vários caminhos que possibilitem essa construção essencial desse tipo de História.
Os periódicos como objeto de investigação histórica devemos perceber que a imprensa é fonte de manipulação de interesses e de intervenção na vida social, pois estes veículos de comunicação não são transmissores imparciais de acontecimentos, ou seja, possuem uma posição ideológica dentro da realidade político e social ao qual esta inserido.
O que se deve grande atenção ao analisar este tipo de fontes no caso periódicos (jornais, revistas e outros gêneros) é o que tange acerca do cuidado em verificar não o que estes documentos dizem, mas sim, como dizem, buscando com isso fazer critica interna e externa desse documento, ou seja, na interna deve-se analisar para quem escreve, por que escreve localizar seu publico alvo, verificar a organização estética desse periódico, seus editores e proprietários e como estes se relacionam com poder e sua instituições. Na critica externa devemos analisar como esta o contexto histórico ao qual o documento esta inserido, analisando o político, econômico, social e cultural relacionando o documento com o momento que se escreve para com isso entendermos as motivações daqueles que os produzem e por que produzem.
O que se pode concluir é que os periódicos são fontes bastante interessantes para a construção do saber Histórico, contudo devemos não tentar construir esse saber apenas através destas fontes, e sim, buscar as mais variadas fontes acerca do período estudado para que com isso possamos obter um resultado satisfatório construindo uma representação da realidade o mais próximo possível do que ocorreu no período estudado.

Referencias

LUCA, Tânia Regina. A história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas.São Paulo: Contexto, 2005.