Atualmente vivemos com um grande problema que aborda o mundo inteiro, a desigualdade. Ela acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. O Brasil é um dos poucos países em que os ricos têm a posse de tanto luxo embora não saibam o quão pobres são.
As rendas estão mal distribuídas e algumas pessoas são denominadas milionárias, enquanto outras passam fome e vivem na rua expostas a violência. Isso é muito injusto!
A desigualdade tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida, muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais. Fazendo assim, o crescimento da violência aumentar. Isso é um dos prejuízos que a riqueza provoca. A falta de segurança do país causa um certo medo aos ricos, pois gastam bastante para corrigir esses prejuízos causados por suas riquezas e se protegerem como podem.
Eles acabam gastando mais para poder ter mais. Isso é, gastam com seguranças, alarmes em casas, carros, motorista, mal andam na rua e, assim, pouco desfrutam de sua própria riqueza. E muitos não percebem essa culpa. O investimento na educação é a peça fundamental para corrigir isso. Eles seriam muito mais ricos se vivessem em uma sociedade bem educada, instruída, com crianças e jovens com preparação para a vida.
Mas, os ricos são pobres quando se trata desse assunto. Eles são os principais causadores desse processo de desigualdade que causa exclusão e que gera violência. As pessoas com baixa renda precisam que pessoas de alto escalão projetem uma vida mais digna e com oportunidades de conhecimento. Mas talvez isso seja sonhar demais.
A desigualdade caminha no mundo globalizado e a cada dia a evolução deve ser algo normal dentro de casa um de nós, para que assim possamos aceitar com mais facilidade as coisas do mundo que implicam a convivência e o ponto de vista de cada um. Os ricos são muito pobres sim, mas a pior pobreza não é a falta de dinheiro, e sim, a pessoa pobre de espírito.