FACULDADES SPEI

Autores: Aniele Ventrilho, Anne Caroline Ferreira, Cristiane Costa, Melina Luize Unruh, Renan Vieira, Tatiane Quadros.

 

Ressurgimento da empregabilidade no Brasil

 

O ano de 2009 pode ser considerado o ano do desemprego e não há muito que se possa fazer em relação a isso, além das medidas que foram tomadas em decorrência da crise econômica, que se iniciou no mercado norte americano e acabou afetando o mundo todo.

Depois de muitas demissões em massa, no auge da crise econômica mundial, o mercado mostra sinais de melhorias. O setor automobilístico revela que as vendas de carros novos aumentaram em decorrência da baixa do IPI (Imposto de Produto Industrializado) e é o responsável por 88% das vagas no setor. Foram abertas cerca de 300 novas vagas, conseguindo reverter 08 meses seguidos de queda do número de empregados. Conforme notícia publicada no jornal O Estado de São Paulo em 10/08/2009, por Cleide Silva, - “ainda fora das estatísticas oficiais do setor, quatro montadoras abriram, a partir do mês passado, perto de 2 mil vagas, o que deve melhorar os dados de empregos nos próximos 12 meses, constata também que os números serão ainda melhores, a empresa Renault está contratando 600 funcionários para ampliar sua produção diária em São José dos Pinhais (PR) em quase 40%”.

Com objetivo de pesquisar estas informações, alunos das FACULDADES SPEI, Água Verde, do curso de Gestão de Recursos Humanos, aplicaram um questionário a 690 pessoas. Através desta pesquisa constatou-se que 63,4% das demissões foram ocasionadas pelas empresas, algumas destas empresas, usando-se do argumento da ”crise econômica mundial”. Todavia um considerável percentual (30%), foram motivadas pelos próprios empregados. Estes por algum motivo resolveram buscar novas oportunidades no mercado.

Em algumas organizações constatou-se que o índice de rotatividade ficou equilibrado, sendo que 36% das pessoas que responderam os questionários não apresentaram aumento de demissões nos últimos 6 meses; já 38% apresentaram, isso mostra um equilíbrio na economia do Brasil. Tendo como base à crise mundial podemos dizer que algumas áreas foram afetadas e outras não, segundo percepção de funcionários.

Portanto, levando em consideração os índices de desemprego de alguns meses atrás, com as novas taxas de emprego que hoje podemos dizer que são satisfatórias, constata-se que a economia brasileira já está se normalizando, e que com as medidas tomadas pelo governo, a sociedade já está se tranqüilizando; Novos empregos estão surgindo. A economia brasileira volta a funcionar.