RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL

Carlos Taborda²

Daniel Duarte³

 

Resumo

A responsabilidade com o ambiente e com a sociedade é importante para as empresas. Com o ambiente porque as empresa que são mais consideradas pelo consumidor, são as empresas que tem o símbolo sustentável e é um diferencial a mais levando em conta a concorrência de empresas. Responsabilidade com a sociedade é internamente e externamente, agregar valor para a sociedade externamente seria, por exemplo, projetos sociais, e internamente seria sempre agir eticamente com os funcionários da empresa e também com o governo. Responsabilidade socioambiental empresarial seria a junção desses dois temas, e também com uma pretensão de obter vantagem sobre outras empresas e também obter lucro.

Palavras-Chave: Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade com a Sociedade, Ética, Responsabilidade Socioambiental Empresarial, Lucro.

 

1 – Introdução

Responsabilidade socioambiental empresarial é um modelo para que o gestor tenha uma direção como fazer melhor suas escolhas nos negócios. Escolhas essas que devem ser baseadas na responsabilidade com o ambiente e com a sociedade. Muitas empresas se dizem responsáveis e outras são realmente responsáveis com o ambiente e a sociedade.

2 – Responsabilidade com o Ambiente

 

No meio ambiental, as empresas podem estar ajudando o ambiente de uma forma obrigada a ter a responsabilidade com o ambiente por imposição do governo e também para garantir o que a empresa se propõe a fazer, por exemplo, a construção de um prédio em uma área que precisa ser retirada várias árvores para que a obra seja iniciada, quando começam a retirar as arvores a empresa tem de cumprir o que as leis relatam, para que em outro lugar ela plante outras arvores. Isso a empresa poderia fazer sem a obrigação do governo, mas por consciência, o que infelizmente não existe em muitos empresários.

A responsabilidade pode vir também por livre consciência ambiental da empresa, pode se fazer projetos, pode conseguir uma maneira de reduzir o impacto no ambiente, como vários hotéis fazem, utilizando a água que cai do ar condicionado e reutilizando.

________________

1 Case apresentado à disciplina Ética Profissional e Responsabilidade Social Empresarial, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB.

2 Aluno do 4º Período, do Curso de Administração de Empresas, da UNDB.

3 Professor Carlos Taborda

É possível de diversas maneiras ser responsável com o ambiente, criando projetos, criando formas para reduzir o impacto no ambiente, por exemplo, as indústrias ou então escritórios de profissionais que utilizam muitos papéis e encontram uma forma para redução da utilização ou desperdício desses papéis.

 

3 – Responsabilidade com a Sociedade

Responsabilidade para sociedade segue a mesma linha da responsabilidade com o ambiente, pode ser obrigado ou pode ser voluntariamente. A responsabilidade com a sociedade pode consistir em fazer projetos sociais em hospitais, em casa de recuperação, azilos e etc. Projetos sociais em comunidades carentes, todos esses exemplos são considerados responsabilidades externas.

Há também responsabilidades internas que é com a sociedade também, abertura de novas vagas de emprego em certa empresa é uma responsabilidade com a sociedade. Quando uma empresa paga salários corretamente aos seus colaboradores, quando paga impostos sem corrupção, isso é responsabilidade com a Sociedade internamente.

Exemplo de responsabilidade com a sociedade, é a grande empresa Mc Donalds, que todo ano faz o Mc dia feliz, junto ao instituto Ronald Mc Donald, é uma campanha em prol de crianças com câncer, todo recurso arrecadado com a venda o hambúrguer Big Mac, exceto alguns impostos, o Mc Dia Feliz acontece já faz 25 anos, e é o evento que mais arrecada recursos para a causa do câncer no Brasil.

A responsabilidade com a sociedade é bem vista, tanto que quando a própria sociedade consegue ver isso, prioriza essas empresas mais do que outras. A empresa agrega mais valores para a Sociedade e para ela própria também. Empresas responsáveis socialmente sempre vão mais bem vistas do que outras que não são responsáveis.

4 – Responsabilidade Socioambiental Empresarial

A responsabilidade socioambiental é um parâmetro para que o gestor se conscientize que a empresa precisa pensar no melhor para o ambiente e para a sociedade. Isso vai gerar retorno para empresa dele também porque as pessoas vão confiar que a empresa é uma empresa que cuida no meio que ela atua e isso atrai a sociedade para que vejam a empresa com bons olhos.

Uma forma de ser responsável em relação a esse tema é pensando nas decisões que são tomadas na empresa. Antes de tomar qualquer decisão pensar no ambiente também, como fazer um produto, por exemplo, de uma forma mais sustentável e que não agrida o meio ambiente ou como fazer um produto que não prejudique o ambiente e consequentemente a sociedade, exemplo indústrias automobilísticas, desenvolvendo carros elétricos que diminuem a emissão de gases trazem poluição.

Tempos atrás a concorrência entre as empresas era para quem tivesse o melhor preço. Depois isso mudou era quem tivesse a melhor qualidade. Com a responsabilidade socioambiental isso muda, o diferencial é em responsabilidade socioambiental. Duas empresas concorrentes entre si, as duas tem um produto bom e de qualidade, o diferencial em uma das duas é que uma pode produzir de maneira mais sustentável e a outra não.  

As empresas que são responsáveis com o ambiente e com a sociedade, dão mais lucros do que as que não são responsáveis. Em um artigo publicado pela revista EXAME, tem como titulo “é politicamente correto e dá mais dinheiro”, fala sobre empresas que buscam ser cada vez mais sustentáveis em suas operações e são as que o mercado mais valorizam. São valorizadas não somente pelo mercado, mais por todos os seus stakeholders (acionistas, governo, sociedade, colaboradores).

“Para alguns executivos, a sustentabilidade é um mandato moral e para outros uma exigência legal. Ainda para alguns outros, ela é percebida como um custo inerente aos negócios, um mal necessário para manter a legitimidade e o direito da empresa funcionar” Afirmam Stuart L. Hart, professor de gestão estratégica da Universidade da Carolina do Norte, e Mark B. Milstein. Com essa afirmação vemos que empresários ainda  se negam ver o beneficio que traz ser uma empresa sustentável sem ser obrigada, que pratica a sustentabilidade por espontânea vontade.

Ser uma empresa responsável socialmente e ambientalmente, atrai mais lucros e investimentos, porque são ações boas diante dos olhos de todos em volta da empresa, consumidores, investidores, mercado, os próprios funcionários, veem a empresa com bons olhos. Por exemplo, a Empresa Unilever ganha mais lucros com investimento em fontes renováveis de energia, eles diminuíram o impacto sobre a natureza e tendo mais lucros.

Uma empresa que tem uma boa reputação diante disso não é esquecida porque seu nome fica marcado, como uma empresa sustentável. A concorrência atual, não é por quem produz mais como foi no caso de Henry Ford ou quem produz em menos tempo como foi o caso da Toyota com o Just in Time, a concorrência hoje se da através de responsabilidade socioambiental, quem for mais responsável é um grande passo que a deixa na frente das concorrentes.

Uma empresa sozinha não vai dominar a sustentabilidade, uma empresa não é capaz de acabar com a fome, mas se as empresas se unirem além do lucro, mas pelo bem da humanidade para ajudar, muitas coisas podem ser solucionadas parcialmente. Varias empresas grandes contra a fome, por exemplo, a Coca-Cola e a Nike, duas multinacionais, fazendo projetos para que se reduza a fome no mundo, já poderia ser uma ajuda. Essa responsabilidade sem obrigação, não é um risco, é um investimento não na empresa, mas na sociedade, as consequências de boas ações, não são más consequências, no mundo você colhe o que você planta.

5 Conclusão

A responsabilidade ambiental é a consciência que a empresa tem de ajudar e preservar o meio ambiente seja por imposição do governo ou não, o meio ambiente foi criado para ser cuidado pelo homem, nesse caso, as empresas.

A responsabilidade com a sociedade são ações que devem ser integralmente éticas para que ajude com os problemas das sociedades, doenças, fome, pobreza, desemprego. Essa responsabilidade provém através de projetos sociais e no caso de desemprego, ofertando vagas de emprego.

A responsabilidade socioambiental empresarial, são essas duas responsabilidade com o objetivo do desenvolvimento sustentável da sociedade e meio ambiente, procurando cada vez mais melhorar, utilizando tecnologias para que reduza os problemas e tem como finalidade seja direta ou indiretamente a obtenção de renda. Responsabilidade socioambiental empresarial, é o correto e se obtém lucro.

6 Referencias

Auto sustentável, responsabilidade sócio ambiental, disponível em:

http://www.autossustentavel.com/2012/03/responsabilidade-socio-ambiental.html Acesso em 10/10/2014

Ethos, responsabilidade socioambiental, disponível em:

http://www3.ethos.org.br/cedoc/a-responsabilidade-socioambiental-das-instituicoes-financeiras/#.U_-L0fnIbQQ Acesso em 10/10/2014

 

Instituto Ronald, Mc dia Feliz, disponível em: http://www.instituto-ronald.org.br/index.php/mc-dia-feliz Acesso em 24/10/2014

 

Exame, Unilever, disponível em: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/unilever-ja-esta-lucrando-sustentabilidade-568642 Acesso em 24/10/2014