Ser responsável socialmente é uma questão que vêm trazendo certo cuidado das organizações atualmente. Empresas de grande porte já utilizam este meio para chamar a atenção da população e mostrar que atuam com a responsabilidade social.
A responsabilidade social abrange atividades que incluem a preservação do meio ambiente e ação voluntária em entidades. Um exemplo disso é a conservação e a diminuição do lixo no planeta, uma atividade que algumas organizações fazem é a separação dos lixos recicláveis dos orgânicos onde há um lugar específico para papel, plástico, vidro e metal, e outro lugar específico para restos orgânicos. Esses lixos recicláveis são encaminhados para uma cooperativa de catadores que os separam onde são encaminhados para a reciclagem, e assim podendo ser reutilizados. Já os lixos orgânicos podem ser levados para o famoso "lixão", ou então ser em transformados em adubo, mas para esse processo é necessário somente restos de alimentos e também que haja uma composteira própria para esse processo.
Um grande problema que boa parte da população brasileira vêm sofrendo a alguns anos e com o aumento das chuvas são as famosas enchentes, e a principal causa desse problema, é o acúmulo de lixo nas ruas que entopem os bueiros impedindo a passagem da água e assim inundando as ruas. A população precisa estar ciente de que nessas horas deveriam ter cuidado do meio ambiente e também do futuro da humanidade, ou seja, separar o lixo é uma responsabilidade social.
Outra questão que está tornando as organizações mais responsável é aquela em que os colaboradores se tornam voluntários em cuidar e visitar pessoas carentes e algumas organizações atualmente já fazem o trabalho voluntario em entidades como asilos, creches, hospitais e casas de recuperação. Isso envolve cada colaborador que deseja trabalhar com o Programa de Voluntariado e levar amor, carinho e atenção, se dedicando a essas pessoas que precisam de um cuidado maior.
Campanhas de arrecadação de alimentos no Natal, na estação de Inverno trabalham com arrecadação de agasalhos, e no mês das crianças arrecadação de brinquedos, tudo isso em prol da responsabilidade social e cidadania.
A Responsabilidade social nas empresas hoje, traz confiabilidade daqueles que utilizam o serviço das mesmas, e também segurança ao saber que está comprando de um a empresa que trabalha pensando em cuidar do lugar onde está inserida e da população.
Ser responsável Socialmente é cuidar do meio ambiente e daqueles que precisam, é ter a consciência e a certeza de que estará ajudando a construir um sociedade sustentável e um futuro melhor.