Com o surgimento da Ecologia, nasceu a visão do meio ambiente como a morada permanente do homem, portanto digna de zelo. Diante dos grandes problemas ambientais que o homem tem provocado, como o desmatamento e a poluição, os princípios ecológicos tomaram forma e hoje se resumem principalmente em duas palavras: "Desenvolvimento Sustentável".

Desenvolvimento Sustentável é o crescimento do homem, em termos materiais, sociais, econômicos, intelectuais e tecnológicos sem agressão ao meio ambiente. Significa progredir, mas sem provocar escassez e de forma a assegurar que as futuras gerações também usufruam das riquezas naturais.

Governos e diversas instituições têm se esforçado para implantar políticas de preservação ambiental. Além disso, têm se preocupado em conscientizar a população, em especial a juventude, em relação aos problemas gerados pela inconseqüência nas práticas extrativistas e industriais.

Assim, com uma melhor na difusão da informação, o homem tem se tornado cada vez mais responsável pelo meio em que vive. A responsabilidade, que antes estava ligada apenas a princípios éticos e morais, agora abarca princípios de valorização da Terra como um planeta grande e precioso, mas, sem o devido respeito, sujeito a situações caóticas que podem vir a comprometer a vida.

Cada um é responsável pelo espaço em que vive, pelo que consome, pelo lixo que produz. Numa escala global, toda a humanidade, conjuntamente, e cada um, singularmente, nas suas pequenas ações, torna-se responsável pelo destino da Terra.

Sem a participação de todos, o Desenvolvimento Sustentável não passará de um plano sem concretização. Conciliar desenvolvimento e preservação ambiental é a melhor opção para a perpetuação das espécies e em especial, da espécie humana.