RESPONSABILIDADE CIVIL DOS FORNECEDORES NAS RELAÇOES DE CONSUMO

Este trabalho monográfico escolheu  assunto que se encontra presente no dia-a-dia de todos, com grande importância, devido seu enorme acúmulo de litígios entre as partes, em que devido à hipossuficiência do consumidor, o legislador procurou resguardar certos direitos e impor determinados deveres aos fornecedores, e impor sanções que acarretam responsabilidades quando descumpridas.

Trata-se na interdisciplinariedade a análise de várias matérias, dentre elas abordagens do Direito do Consumidor, Direito Civil, Direito Constitucional.

Desta forma propõe-se através do presente trabalho encontrar subsídios que fomentem o problema levantado, que cinge-se em responder como se caracteriza a responsabilidade civil dos fornecedores pelo fato do produto e do serviço defeituoso.

Nota-se que o legislador procurou resguardar o direito de ressarcimento por quaisquer danos sofridos pelo consumidor, independentemente de culpa, buscando sempre a satisfação do mesmo pelo produto adquirido ou pelo serviço prestado pelo fornecedor.

Por isso, discutiu-se a hipótese em que a inobservância de certas condutas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) acarretará responsabilidades, tais como na presença de um produto ou serviço viciado (artigos 18, 19 e 20) ou pelo fato do produto ou do serviço (artigo 12, 13 e 14).

A principal intenção deste trabalho monográfico foi apontar as causas em que os fornecedores de produtos e serviços responderam pelas suas condutas. Demonstrando como objetivo geral a responsabilidade dos fornecedores, responsabilidade esta que conforme o CDC será solidaria entre os fornecedores, cabendo posteriormente ao que respondeu como se tivesse praticado o ato ação de regresso contra o responsável de fato. Lembrando que o legislador incube ao fornecedor sem o ônus da prova nos litígios consumeristas.

Deste modo o Objetivo Específico desta obra é a necessidade de se observar  características determinantes para que haja uma relação de consumo, tais como o fornecedor e consumidor, e o conveniência que envolve essa relação, o produto ou serviço e analisar a responsabilidade civil dos fornecedores pelo fato do produto e do serviço.

O mundo nos dias atuais em que o capitalismo e a produção em serie se tornam cada dia mais forte, as normas e cuidados sobre produtos e serviços vem se tornando mais rígida e eficaz, cabendo aos consumidores ficarem atentos e exigirem que tais direitos sejam observados ao adquirirem produtos ou serviços. O poder que a sociedade tem de exigir tais observâncias de normas, é a esperança de atingirmos um perfeito fornecimento posteriormente.  Por isso, tal assunto se faz tão pertinente.

O Código de Defesa do Consumidor fora um avanço para a sociedade nos tempos modernos, visto que antes ficava a cargo do Direito Civil e algumas leis esparsas regularem tal relação, que eram de difícil aplicação, e que os fornecedores agiam como queriam, e aproveitavam-se da fragilidade do consumidor para tirarem mais proveito ainda.

Estão os consumidores a cargo de exigirem a reparação pelos defeitos advindos da relação de consumo, sendo todos os fornecedores responsáveis pelo mesmo, pois sendo o com consumidos o elo mais fraco da relação de consumo, não cabe a ele determinar o responsável de fato, incumbindo aos fornecedores o ônus da prova da quota parte de cada um no defeito presente.

Espera-se conclamar o debate acadêmico, despertando no meio universitário a discussão sadia que possa apontar soluções para tal temática tão relevante. Mais do que isto, espera-se, de outra parte, estar produzindo arremedos para o meio jurídico e a sociedade, no sentido de apontar e demonstrar as hipóteses de responsabilidade elencadas pelo legislados aos fornecedores que descumprirem as normas do CDC.

No primeiro capítulo foram discutidas as considerações preliminares, no que diz respeito a aplicabilidade da legislação consumerista e conceitos dos agentes e objetos da relação de consumo; no segundo, a responsabilidade civil e seus pressupostos  e, finalmente, no terceiro capítulo a responsabilidade dos fornecedores pelo fato do produto e do serviço.

O objeto de estudo se insere no campo interdisciplinar, do Direito do Consumidor, Direito Civil e Direito Constitucional.

Vale ressaltar que, sendo a metodologia a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método do trabalho de pesquisa, é que se tem a obrigatoriedade de mencionar que o presente trabalho será desenvolvido através de caráter bibliográfico, buscando fontes primárias e secundárias seja em revistas, documentos eletrônicos, leis, doutrinas, enfim, o que já foi escrito sobre o tema, adotando como método de pesquisa o dedutivo, partindo de uma premissa geral para uma especifica.