Os respiros higroscópicos são projetados com o intuito de preservação da qualidade do óleo quanto a contaminações líquidas e sólidas, que ingressam nos reservatórios como consequência da variação contínua do volume ou fragilidade na confecção do equipamento.

Artigo : Blog Lubrificação Industrial

Ambientalmente foi arquitetado para minimizar os vapores de óleo exalados pelos respiros das máquinas quando em operação.

Estatísticas mundiais apontam para 75% das falhas em equipamentos são resultantes de contaminação sólida e/ou líquidas em lubrificantes.

Lembramos que, contaminantes líquidos e sólidos não provocam parada em equipamentos por pequenos problemas ou quebras catastróficas, mas também geram a deterioração físico-química dos lubrificantes, diminuindo sua vida útil, gerando custos mobilização e problemas ambientais.

Sua característica construtiva permite que a retenção da umidade seja  é feita por sílica-gel.

A retenção do particulado é feito por dois filtros absolutos instalados em série, que propiciam uma eficiência maior que 40.000 para partículas de 3 micra, em outras palavras, a cada 40.000 partículas de 3 micra que chegam até o filtro no máximo uma passará.

Com um sistema de liberação de partículas, no instante da aspiração este garante a longevidade dos filtros absolutos sem saturação. É equipado com espumas na entrada e na saída e possui oito orifícios em sua base, que devem ser imediatamente abertos após a instalação, isto claro, seguindo as características operacionais recomendadas pelo fornecedor do filtro.

A saturação por umidade é perceptível pela mudança na coloração da sílica-gel. A forma como ocorre a mudança de coloração nos fornece indícios de grande importância quanto a atenção para com a umidade do sistema.

A mudança de cor ocorrendo de cima para baixo (rosa em cima e azul em baixo), denominado saturação inversa, é um indicativo de que a umidade do óleo está elevada, ou seja, há mais umidade dentro do sistema que externamente ao mesmo.

A medida que se usa o respiro, isto tende a se inverter, saturar de baixo para cima e as consequências disto são a desumidificação do óleo, garantindo melhor performance de todo o sistema, “óleo e máquina” , e aumento na vida do respiro.

Na grande maioria das aplicações o final da vida útil ocorre pela saturação da sílica-gel, porém em aplicações o meio de poluição sólida elevada pode ocorrer a saturação do filtro absoluto antes da sílica.

Os respiros higroscópicos podem ser instalados de várias formas diferentes, inclusive remotamente, quando o ambiente local for muito agressivo.

As aplicações não se resumem apenas em redutores e sistemas hidráulicos, mas também em tanques de armazenamento de óleos, tais como tambores ou grandes reservatórios cujos limites se situam acima de 100.000 litros.

Lubrificação Industrial