GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
SEDUC ? SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA PROFª MARGARIDA PIRES LEAL
PROFESSORA MARCIA AMELIA GASPAR MATOS

PROJETO/OFICINA:
RESPIRE ALIVIADO: TUBERCULOSE TEM CURA.

1.0 Objetivo Geral
Estimular a busca pelo conhecimento e a prática de hábitos saudáveis que possibilitam a promoção da saúde.
2.0 Objetivos Específicos
 Contribuir para a redução da mortalidade por tuberculose na nossa população;
 Reduzir o risco de adoecimento das pessoas em geral;
 Prevenir o desenvolvimento de resistência às drogas antituberculose;
 Sensibilizar, mobilizar, articular e conscientizar a sociedade civil para o controle social da tuberculose
3.0 Justificativa
A Organização Mundial da Saúde estima que, no mundo, anualmente, surjam 8 milhões de casos novos de tuberculose e ocorram 3 milhões de mortes por essa causa. No Brasil, tem-se cerca de 100 mil casos/ano, uma incidência acima de 50/100 mil hab.As taxas acima citadas, além de importante indicador epidemiológico, dão a noção do risco que tem a população de ser infectada ou reinfectada com o M. tuberculosis no curso de um ano - risco de infecção - indicador que permite o acompanhamento da tendência da doença. E quando pensava-se que a tuberculose estivesse sob controle devido a seus níveis estáveis de ocorrência (Rufino, 1998) a pandemia da aids veio somar-se à situação descrita, tornando o quadro mais preocupante. Segundo a OMS,em 1992, a AIDS contribuiu com cerca de 12% para o aumento de casos de tuberculose no mundo. A estimativa é que 5 a 10% das pessoas infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis venham a desenvolver a doença durante toda a vida, enquanto com os indivíduos portadores do HIV esta expectativa sobe para 50%. (Rosemberg, 1999).
Diante desse quadro de gravidade, propõe-se este projeto/oficina contra a tuberculose, pois esta doença estaria em uma escala menor se a população tivesse uma maior conscientização da gravidade da doença e se fosse feito uma busca ativa dos casos, pois quanto mais precocemente forem descobertos os pacientes com Tuberculose, mais cedo se inicia o tratamento, como uso da medicação, diminuindo assim a transmissão da doença. O principal modo de contágio é a transmissão de pessoa para pessoa pela inalação de gotículas de escarros contendo o bacilo, sendo transmitida também pelo ato sexual, pelo uso de seringas contaminadas (usuários de drogas).
4.0 Público a ser envolvido (Série/ano)
O presente projeto será realizado com as turmas do 1˚ e 2˚ ano do ensino médio da Escola Professora Margarida Pires Leal, localizada no bairro da Alemanha em São Luís ? MA.
5.0 Mídias e tecnologias a serem utilizadas
Utilizaremos:
-Álbum-seriado;
- Computadores ligados à internet;
- Painéis.
6.0 Metodologia
No início da oficina os professores de Biologia farão uma palestra com os alunos da primeira e segunda série do ensino médio da Escola Professora Margarida Pires Leal da seguinte maneira: os alunos do turno matutino vão ter a palestra à tarde e os alunos do turno vespertino terão a palestra pela manhã, logo após, serão encaminhados para o laboratório de informática, onde farão uma pesquisa na internet sobre o assunto.
No segundo momento os professores vão pedir para alguns alunos confeccionarem painéis demonstrando a questão da Tuberculose que serão postos em locais estratégicos na escola e um ou dois alunos em cada painel ficarão responsáveis pela divulgação do que aprenderam aos colegas da escola nos intervalos (recreio).
7.0 Período de realização
O projeto será realizado no primeiro bimestre do ano letivo de 2010.
8.0 Resultados Esperados
.Conscientização dos alunos e consequentemente da sociedade sobre a prevenção da tuberculose;
.Proporcionar aos alunos a preocupação com a saúde e a ter hábitos de prevenção contra doenças;
.Incentivação da procura ao posto de saúde para realizar o exame em caso suspeito da tuberculose;
9.0 Cronograma de Execução
Turno Vespertino
DIAS ATIVIDADES

21/05/2010 Palestra no contra-turno sobre a Tuberculose com os professores de Biologia.
Local: Auditório.

25/05/2010 Pesquisa na internet para a montagem dos painéis.
Local: Laboratório de Informática.

31/05/2010 Apresentação dos painéis em toda a escola na hora do intervalo (recreio).
Local: Corredores da escola.