Conforme o livro resolução de problemas isto é uma habilidade que promove o desenvolvimento de potencialidades como a inteligência e cognição da criança.

Problema é a situação que não encontramos solução imediata e que exige reflexão sobre os dados para atingirmos o objetivo, e quando vencemos o obstáculo ficamos muito satisfeitos.

A formulação de problemas deve ser desenvolvida a partir de atividades planejadas. Pode ser através de jogos, busca e seleção de informações ou problemas. O importante é que provoquem a curiosidade na criança para que esta busque uma solução.

Através da experiência na tentativa de resolver um problema a criança deve ser capaz de avaliar o resultado de sua ação.

Na faixa etária infantil o maior objetivo é desenvolver a forma de pensar e as inteligências.

Discutir como serão as regras de um jogo é uma maneira de formular questões ou problemas a serem resolvidos. Até mesmo decidir como marcar os pontos é um desafio. E sobre o resultado surgem novas questões.

O professor deve observar se alguma criança não manifestou interesse pelas perguntas e tentar identificar o motivo. Pode tentar novamente em outra brincadeira e/ou com outra linguagem.

Durante a atividade vemos que os problemas não possuem uma única resposta, há o desenvolvimento da formulação de hipóteses, argumentação, e o aprendizado de ouvir o outro, trabalhar de forma cooperativa e de respeito com as regras.

As perguntas devem ser formuladas de acordo com o objetivo a ser alcançado.

Conteúdo são os conceitos e fatos, as habilidades e as atitudes que proporcionam a aprendizagem e contribuem para a formação do indivíduo.

O objetivo é o desenvolvimento do conteúdo.

A criança não precisa saber ler ou ter conceitos numéricos para resolver problemas. O fundamental é ter capacidade de pensar logicamente.

A melhor forma de iniciar o trabalho é pela problematização oral, com situações como a distribuição de materiais, como se organizarem para a atividade, a problematização a partir de uma imagem ou gravura...

Se quisermos desenvolver a linguagem, a socialização, o conhecimento de si e do espaço será necessário alternar os tipos de problemas e dinâmicas.

As situações-problemas podem envolver números, contagens e noções das operações e situações não numéricas. Assim haverá o desenvolvimento da compreensão e do uso das diferentes linguagens como oral, gestual, pictória e textual.

O trabalho coletivo, em pequenos grupos ou duplas durante o processo da resolução possibilita o desenvolvimento integral.

O professor não pode facilitar o processo, mas deve fornecer os dados para que possam buscar e analisar uma solução.

Para o desenvolvimento do espírito crítico juntamente com a linguagem e o conhecimento de natureza mais matemática é preciso que a problematização seja constante.

Enfim, no decorrer do livro são apresentadas sugestões, comentários e uma coletânea de problemas variados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Título da atividade: História em quadrinhos

Faixa etária adequada: 5 a 6 anos.

Objetivo: Fazer com que o aluno entenda para que servem as regras e identificar  personagens da história, verificar quantidade de quadrinhos, trabalhar a seqüência dos fatos, refletir sobre o problema que existe entre o Calvin e o Haroldo e tentar solucionar.

Conteúdos matemáticos que podem ser desenvolvidos: Raciocínio lógico, seqüência, resolução de problema, contagem e percepção.

Materiais necessários: Xerox da história em quadrinhos do Calvin e Haroldo, de acordo com a quantidade de alunos.

Descrição da atividade: Distribuir os Xerox e contar a história, perguntar quantos quadrinhos possui a história, quantas pessoas aparecem e quantos animais. Observar qual a ordem dos quadrinhos, o que está acontecendo no 1º, no 2º e assim por diante. Perguntar por que o Calvin e o Haroldo brigaram e como poderia ser resolvido o problema. Se necessário contextualizar usando a imaginação se eles estivessem jogando e um colega quebrasse as regras... Não seria legal.  

Avaliação da atividade:

Os alunos entenderam a importância das regras?

Identificaram os personagens da história?

Fizeram a contagem dos quadrinhos?

Entenderam a seqüência dos fatos?

Analisaram a briga e acharam como resolver a questão?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Título da atividade: Brincando com dinheiro.

Faixa etária adequada: 5 a 6 anos.

Objetivos: Fazer com que o aluno consiga identificar as cores e números, que aprenda a classificar os mesmos, obtenha uma noção de quantidade, mostrar o caminho da lógica da seqüência e fazê-lo refletir sobre os dados que possui para desenvolver a atividade, no caso, o auxílio dos grãos.

Conteúdos matemáticos que podem ser desenvolvidos: Identificação de números e cores, classificação, raciocínio lógico, contagem, sequência, resolução de problema, quantidade e grandeza.

Materiais necessários: Notas banco imobiliário e grãos.

Descrição da atividade: Distribuir várias notas de 1 a 10 para cada aluno, primeiro pedir para classificarem por cor e depois perguntar quantas notas amarelas, verdes, etc... cada aluno possui. Depois perguntar quantos números1, quantos 2, etc...

Em seguida o professor distribui grãos e pede que coloquem sobre a nota o número de grãos correspondente ao número da mesma.

A partir deste dado o aluno tem como colocar as notas na seqüência de menos para mais, por exemplo.

O professor ainda pode formular perguntas como: Qual nota vale menos? Qual nota vale mais?

Avaliação da atividade:

Tiveram alguma dificuldade em identificar números e/ou cores?

Conseguiram classificar?

Associaram que a quantidade de grãos representava se a nota valia mais ou se valia menos?

Entenderam como funcionava a seqüência?