O projeto tem como proposta metodológica encontros semanais de 4h/aula de duração, perfazendo um total de 50h organizadas em dois meses, realizado no primeiro semestre de 2010 e dando continuidade no segundo semestre de 2010. Para participar do projeto foram selecionados alunos do Ensino Médio (2º e 3º ano) da Escola Estadual Marechal Rondon e acadêmicos graduandos do curso de Matemática, constituindo assim, uma turma de vinte (20) alunos, e cinco (5) acadêmicos. Os conteúdos foram cuidadosamente preparados de forma que contemplasse as expectativas apresentadas pelos alunos da pesquisa, pesquisa esta que servirá de substrato às ações dirigidas, à modificação e ampliação do modelo de ensino de matemática vigente ao longo do desenvolvimento do projeto. O projeto foi elaborado através de um modelo construtivo-colaborativo, no qual todos os participantes são convidados a planejar e executar as atividades, proporcionando um novo ensino para os alunos enfrentarem o Exame Nacional do Ensino Médio.
Será adotado o livro didático que os alunos do ensino médio estudam, sendo que o mesmo apresenta inúmeras questões do Exame Nacional do Ensino Médio com intuito de resolver as questões de situações-problemas fazendo assim a interpretação correta dos gráficos apresentados.

Apesar das dificuldades enfrentadas, o desenvolvimento do projeto possibilitou:
? Análise crítica dos cursos de formação de professores de Matemática;
? Despertar nos estudantes do ensino médio o interesse pelo Ensino de Matemática;
? Promover o senso de responsabilidade para com a docência;
? Intercâmbio de experiências entre os acadêmicos e a professora do projeto;
? Aprofundar conhecimentos metodológicos específicos da área, visando domínio e compreensão dos conteúdos matemáticos;
? Estimular o interesse pelo aprimoramento do ensino de Matemática desenvolvido no Município de Tabatinga.

REFERÊNCIAS

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas. 12 ed. São Paulo: Ática, 2000.
POLYA, George. A Arte de Resolver Problemas: Um novo aspecto do método matemática. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
KRULIK, Stephen et al. A resolução de problemas na matemática escolar. Trad. Higino H. Domingues. São Paulo: Atual,1997.
MARINCEK, Vânia. Aprender Matemática resolvendo problemas. Porto Alegre: Artmed,2001.