Resistências elétricas cartucho, são resistências elétricas que servem para aquecimento em diversos tipos de usos industriais. Utilizado principalmente na indústria do plástico, as resistências do tipo cartucho são utilizadas principalmente em moldes de injetora da indústria plástica, extrusoras, estampos, máquinas de solda, máquinas de corte, máquinas de calçados, cilindros, prensas super aquecidas, equipamentos médicos e laboratoriais, processamento fotográfico avançado, copiadoras, processamento de alimentos industrializados, aquecimento de materiais líquidos bem como o de gasosos, e várias outras máquinas, equipamentos e ferramentas.

Resistência Cartucho Alta Carga

Resistência cartucho alta carga é aquele que suporta o maior nível de temperatura na capa da resistência. Ele é capaz de suportar até 500º centígrados, sendo que em alguns casos o cartucho alta carga pode suportar até mesmo temperaturas de 750º em casos específicos e em uma máquina ou aplicação bem calibrada com a ajuda de termopares de controle de temperatura. resistência cartucho

Resistência Cartucho Baixa Carga

Resistência cartucho baixa cargaé aquele que suporta um menor nível de temperatura, comparando na relação com o cartucho alta carga. Sua aplicação é indicada para processos que necessitem de temperatura uniforme e contínua de até 300º centígrados, sendo que também se pode trabalhar com ele em temperaturas negativas, desde que os terminais de ligação estejam muito bem protegidos com silicone e trança metálica sob seu terminal.

Terminais de ligação do cartucho alta carga e baixa carga

Dependendo do tipo de processo a ser empregado, a resistência cartucho necessita de uma prévia análise para fabricação de uma resistência que tenha sua durabilidade prolongada e que ofereça o maior nível de segurança possível, por isso os terminais de ligação são tão importantes em uma resistência cartucho. Há terminais de ligação de resistências cartucho com rabicho simples, rabicho reforçado com malha de aço, rabicho revestido com silicone, terminais com parafusos, flanges especiais para acoplamento do cartucho, além de termopares de tamanhos personalizados para controlar a temperatura e garantir que o processo de aquecimento seja o mais correto possível.