Recentemente ouvi de um morador que o condomínio onde reside é seguro e não existe a necessidade do desenvolvimento de projeto de segurança, muito menos de palestras de conscientização, pois trata-se de um local tranqüilo, com risco mínimo de ser alvo de quadrilhas especializadas.

Pasmem, ele não é o único que pensa e consequentemente age assim, nos dias de hoje com o índice de criminalidade com esta, ainda enfrentamos este tipo de resistência, quando o assunto é segurança muitos torcem o nariz, como citado em artigos anteriores, pois encaram segurança como custo e não como investimento.

Não me canso de afirmar que as ocorrências em condomínios continuam acontecendo pela facilidade que os meliantes encontram para o acesso.

Diariamente visito condomínios, seja para realizar vistorias para desenvolvimento de programas relacionados a segurança no trabalho, seja para ministrar treinamentos ou no desenvolvimento de projeto de segurança, e na maioria das vezes entro sem se quer apresentar um documento com foto que me identifique ou que o operador da portaria ou a recepcionista (no caso de condomínio comercial) confirme se minha visita estava programada e se estou autorizado entrar. Quando ocorre a situação acima, me recuso entrar no condomínio, fecho o portão e permaneço do lado de fora, tentando conscientizar o operador da necessidade em me identificar e confirmar se minha visita é aguardada. Esta situação, infelizmente, vem de encontro com a resistência de muitos síndicos e consequentemente de seu corpo diretivo para com o fator segurança.

Sem sombra de dúvidas, a gestão administrativa de um condomínio envolve dezenas de situações que envolve jurídico, financeiro, contabilidade, em fim, mas jamais deve ficar de lado o fator segurança, e freqüentemente outros assuntos são encarados como prioridade e a segurança vai ficando pra depois e o condomínio cada vez mais vulnerável.

Não quero ser repetitivo, mas os meliantes procuram facilidade, veja o exemplo a seguir:

Em um endereço existem quatro condomínios, três deles possuem sistema de segurança implementado e o quarto condomínio não possui nada, nem mesmo proteção perímetral (muros), obviamente que este será o alvo, escolhido da vez

Portanto, cabe como dica, segurança nunca é demais, é fundamental o desenvolvimento de um projeto de segurança e a implantação das recomendações contidas neste importante documento.

Para mais informações leia o artigo:
Projeto de segurança para condomínios: Mito ou necessidade?

Sendo assim, cada vez mais devemos nos precaver e procurar se expor o mínimo possível pois todo cuidado é pouco ainda mais que o nível de inteligência dos bandidos esta aumentando.

Contato com o Consultor

Website: www.consultoriadeseguranca.com

e-mail: [email protected]

Twitter: @marcosmorenoseg

7602-6118 / 6490-0280 / 6926-4631