RESÍDUOS SÓLIDOS
Por Rodrigo Dallacosta
10/03/2011
[email protected]

O termo técnico resíduo sólido é utilizado como sinônimo de lixo. Os resíduos sólidos apresentam grande diversidade e são gerados por diversas atividades humanas. O processo de geração de resíduos sólidos é considerado um problema para a sociedade, que surgiu após o abandono da vida nômade pelo homem. O aumento da sociedade em núcleos urbanos gerou um crescimento na produção dos resíduos, entretanto as mudanças de hábitos em relação ao consumo aumentaram ainda mais a geração de resíduos. O grande problema é que o investimento em produtos descartáveis, que se tornam inúteis rapidamente, sofreu grande aumento com a mudança no ritmo de vida atual da população, portanto o aumento na renda familiar representa aumento no padrão de consumo e, conseqüentemente, aumenta a geração de resíduo. Então há uma relação entre a renda familiar e a geração de resíduos domiciliares no Brasil.

CLASSIFICAÇÃO DE REÍSDUOS SÓLIDOS

Resíduos classe 1: são os resíduos considerados perigosos, ou seja, que apresentam pelo menos uma das seguintes características: toxidade, corrosividade, inflamabilidade, reatividade, ou patogenicidade. Portanto, nessa classe estão presentes aqueles resíduos que apresentam risco á saúde humana ou ao meio ambiente.
Resíduos classe II A: são os resíduos não inertes, como, Poe exemplo, o resíduo sólido domiciliar. Portanto, recebe essa classificação os resíduos sólidos, ou ainda, as misturas de resíduos sólidos que não se enquadram nas outras classes.
Resíduos classe II B: são considerados como inertes. Nesse caso podemos considerar, por exemplo, alguns resíduos gerados na construção civil. Nessa classe, estão incluídos resíduos ou misturas de resíduos sólidos que, submetidos ao teste de solubilização, não apresentam nenhum de seus constituintes solubilizados.
Os resíduos sólidos podem ser classificados, ainda, de acordo com a sua fonte geradora. Podemos classificá-los em resíduos urbanos, industriais, resíduos de serviço de saúde, radioativos ou agrícolas.
Resíduos urbanos: incluem os resíduos domiciliares, ou seja, resíduos provenientes das residências, escritórios, lojas e hotéis e ainda, das varrições de rua e resíduos de feiras livres.
Resíduos industriais: resíduos gerados por diversos tipos de indústrias de processamento. Aqui os resíduos devem ser estudados caso a caso, para que possa obter uma solução técnica adequada para cada tipo.
Resíduos de serviço de saúde: são todos aqueles gerados em qualquer serviço prestador de assistência médica, sanitária ou estabelecimentos afins.
Resíduos radioativos: são oriundos do aproveitamento dos combustíveis nucleares.
Resíduos agrícolas: compreendem a geração de embalagens utilizadas pelo uso de agrotóxico nos campos de lavouras agrícolas.
Contudo podemos salientar que a gama de resíduos sólidos gerados por dia em um país como o Brasil é enorme, o que acarreta em um sério problema ambiental, quando o destino final dos resíduos gerados seja ineficiente, e levando em conta que muitos destes resíduos são extremamente tóxicos e agridem não só ao meio ambiente como a saúde humana também, e é por esse motivo que devemos refletir sobre a questão e começar a tratar o nosso lixo com um pouco mais de atenção.