RESUMO

A elevada concentração de resíduos biodegradáveis gera um lixiviado com elevada concentração de matéria orgânica e quando esses resíduos são depositados no solo inadequadamente, as características do lixiviado causarão impactos ambientais muito maiores. Mais de 80% dos municípios brasileiros dispõem os seus resíduos sólidos em lixões, a céu aberto, comprovando a carência de saneamento na maioria das cidades brasileiras. Na cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia , não é diferente, os resíduos sólidos urbanos são coletados e depositados em um lixão, situado na BR 364 KM 10, sem nenhum tipo de tratamento que minimize os impactos ambientais causados por esta forma de disposição inadequada de resíduos.
O presente trabalho põe em questão o seguinte: quais os principais problemas que são causados devido à presença de compostos tóxicos e microorganismos contidos nos lixos depositados em lixões ? A hipótese daí resultante é de que identificados e avaliados, esses elementos tóxicos, poderiam ser expressos como os principais agentes que afetam a decomposição microbiológica dos resíduos.
Daí a importância de verificar a contaminação por agentes tóxicos, a fim de avaliar os danos que podem ser causados pela influência dessa toxicidade na evolução do processo degradativo dos resíduos depositados em lixões.

INTRODUÇÃO

Com o aumento e desenvolvimento da sociedade e, consequentemente grande crescimento de áreas urbanas, tem-se gerado uma maior quantidade de resíduos, e, portanto, uma necessidade de locais para disposição desses resíduos. Comumente, esses resíduos são despejados em locais expostos a céu aberto, servindo como ameaça ao ser humano e ao meio ambiente passando a gerar problemas com a qualidade de vida, bem como a contaminação da água do solo e do ar principalmente em ambientes próximos a esses depósitos.

Uma das técnicas mais utilizadas no mundo inteiro para disposição final de resíduos é o aterro sanitário, devido a sua praticidade e baixo custo que, de acordo com a NBR 10.004 ? ABNT (2004), "consiste na técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza os princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou à intervalos menores se for necessário".

Os aterros sanitários, como áreas destinadas para armazenamento de resíduos sólidos urbanos (RSU), são uma das técnicas eficientes e mais econômicas para o tratamento desses resíduos. Porém, em países subdesenvolvidos, a falta de saneamento básico mostra um cenário na destinação de RSU, que são os lixões, local onde os resíduos são depositados diretamente no solo sem nenhuma técnica de engenharia para deposição e operação, ou qualquer preocupação com os danos que serão causados ao meio ambiente, e a população como contaminação do solo e corpos d?água superficiais e subterrâneos, a proliferação de vetores e instalação de comunidades de catadores, geração de gases e onde não há nenhum tipo de tratamento que contribua para a melhoria dos danos ambientais e solução de problemas causados ao homem (SILVEIRA, 2004).

A carência na gestão de RSU é uma preocupação pela falta de controle do que está sendo lançado nos lixões e das conseqüências que esses resíduos e lixiviados estão causando.

MATERIAIS E MÉTODOS

A dissertação será desenvolvida através das seguintes etapas:

I ? Construção da célula experimental (lisímetro), o lisímetro é constituído de uma camada de 0,20m de solo compactado em sua umidade ótima, e preenchido com aproximadamente 0,15m de RSU, coberto com outra camada com 0,10m do mesmo solo usado na sua base.

II ? Preenchimento do lisímetro e composição gravimétrica do RSU de Porto Velho, o preenchimento do lisímetro e a composição gravimétrica serão feitos, através do acondicionamento dos resíduos de uma das rotas de coleta da cidade de Porto Velho, abrangendo bairros de classes distintas, sendo para classe alta o Alphavile, para classe média o bairro Areal e para classe baixa o bairro Tancredo Neves, em que o método utilizado possa tornar o mais representativo possível dos resíduos da cidade.

Os resíduos que serão acondicionados pela rota terão aproximadamente 9 toneladas, que serão homogeneizados, divididos em quadrantes, cujo quadrantes das diagonais serão homogeneizados novamente, e assim obter, aproximadamente 2 toneladas, que após bem homogeneizados serão compactados em camadas com a densidade de aterros sanitários durante o preenchimento do lisímetro.

III ? Caracterização físico-química dos resíduos com objetivo de analisar a evolução gradativa da matéria orgânica ao longo do tempo. A caracterização será através de análises a serem realizadas, tais como: pH, Temperatura, Nitrogênio Total, Nitrogênio Amoniacal, Nitrato, Nitrito e Fósforo Total, realizadas segundo Manual de Análises Físico-químicas de Abastecimento e Residuárias (SILVA & OLIVEIRA, 2001) e Standard Methods for Examination of Water and Wastewater (1995).

IV ? Ensaios de Toxicidade: consiste em semear duas diferentes espécies de plantas: tomate (Lycopersicon lycopersicum) e repolho (Brassica oleraceae). Essas duas espécies de plantas são recomendadas para teste de fitotoxicidade. Nesses ensaios será observada a quantidade de sementes germinadas e o comprimento da raiz, e, então, calculado o índice de germinação (%) e o crescimento médio da raiz (%), segundo Tíquia (1996).

Segundo Melo et al (2002), os ensaios de fitotoxicidade e determinação de metais em aterros de RSU são realizados para avaliar o nível de toxicidade nas diferentes profundidades e seus efeitos na biota microbiana. Alem do mais, o teste de fitotoxicidade é um critério que pode ser utilizado para avaliar os níveis de toxidez antes
de o resíduo ser reutilizado para diversos fins e, assim, evitar acidentes ambientais.

VI ? CRONOGRAMA

ATIVIDADES MESES DO 2º SEMESTRE DO ANO DE 2010
JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Revisão bibliográfica X X X X X X
Ensaios X X X X X
Coleta de dados X X X X X X
Cruzamento de Informações X X X
Digitalização X X X
Apresentação X


REFERÊNCIAS

1. ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): NBR 10.004. Resíduos Sólidos
? Classificação. 30/11/2004.
2. ALBREPE. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos
Especiais. 2006.
3. IBGE 2007. Site: www.ibge.gov.br. Acessado em: 16/10/2007.
4. MELO, M.C. Uma análise de recalques associada a biodegradação no aterro de
Resíduos Sólidos da Muribeca. Dissertação de Mestrado, UFPE, 2003.
5. MELO, M.C.; MONTEIRO, V.E.D.; NEVES, M.L.; ARAÚJO, J.M. & JUCÁ,
J.F.T. Estudos de Toxicidade em Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos. Revista
Biotecnologia. Ano V, Setembro/Outubro 2002.
6. SILVA, S. A. & OLIVEIRA, R. de. Manual de Análises Físico-Químicas de Águas
de Abastecimento e Residuárias. 2001.
7. SILVEIRA, A.M.M.. Estudo do Peso Específico de RSU. Tese de Doutorado, UFRJ,
2004.
8. Standard Methods for Examination of Water and Wastewater. 20 th Edition.,
APHA, AWWA and WEF.1995.
9. TEDESCO, M.J.; GIANELLO, C.; BISSANI, C.A.; BOHNEN, H. &
VOLKWEISS, S.J. Análises de Solo, Plantas e outros Materiais. Faculdade de
Agronomia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 1995.
10. TÍQUIA, S.M.; N.F.Y & HODGKISS, I.J. Effects of Composting on Phytotoxicity of
Spent Pig-manure Sawdust Litter. Hong Kong. 1996.