Resenha do livro

Uma Questão de Santidade - O engajamento Político-Social na vida e teologia de Karl Barth    

  Melo, Jansen Racco Botelho de. Uma Questão de Santidade-O engajamento Político-Social na vida e teologia de Karl Barth; Petrópolis-RJ: Produção Independente, 2014. 

        A presente obra tem como objetivo principal, apresentar a vida daquele que segundo o autor é um dos mais importantes teólogos da história do cristianismo, Karl Barth. Ao trazer a luz os principais acontecimentos que marcaram o ano de 1886, Jansen da inicio a sua viagem pela história de Karl Barth desde seu nascimento em maio de 1886 até sua morte em dezembro de 1968.

        Através de uma linguagem bastante acessível, que não encontramos em muitas obras bibliográficas, Jansen consegue traçar com bastante maestria um paralelo entre os principais acontecimentos da história mundial começando pelo séc. XVI, onde destaca a Reforma Protestante como um cisma que se deu na Igreja Ocidental e que separou, definitivamente, católico e os chamados protestantes.

        Cem anos após estes acontecimentos, ele nos trás a lembrança os tristes episódios da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) uma série de conflitos gerados pela intolerância religiosa, entre católicos e protestantes resultando na morte de milhares de pessoas, e na devastação de boa parte do norte da Europa. É interessante ressaltar que Jansen ao relatar estes acontecimentos ele vai criando um pano de fundo para a história de Karl Bart, pois nos anos seguintes se daria inicio a reação racionalista na Europa contra a religião tendo como principal expoente, René Descartes(1596-1650). Na pág.26, vemos como o impacto da razão e dos ideais que a mesma trouxe de progresso, foram tão profundos que a Europa se convencerá de que não precisava mais de religião, assim sendo foi em meio a estas mudanças que vemos o surgimento do Liberalismo Teológico, uma junção da teologia e a filosofia Kantiana.

          Uma característica marcante nos relatos a cima citados é a forma como eles vão apresentar-se na vida de Karl Bart, pois é em meio aos progressos vivenciados na Europa e as transformações teológicas deste período da história que Barth vai surgir como um dos mais importantes teólogos do seu tempo.

           A história transcorre com Barth assumindo a comunidade de Safenwil em 1911. Vale apena salientar, que até aqui Barth estava convicto de que o método liberal de se pensar teologia fosse o ideal, porém diante das dificuldades encontradas por ele para ministrar a aquela comunidade através do método liberal, e não tendo respostas satisfatórias por parte dos  expoentes da teologia liberal, Barth tem por necessidade se voltar para a Bíblia, como fonte de inspiração.

         Pelo que descreve o autor é neste momento que Karl Barth tem uma reviravolta em sua vida, pois a experiência vivida por ele como pastor na comunidade de Safenwil, participando ativamente dos problemas sociais encontrados por ele naquele lugar vão fazer com que ele mude sua maneira de pensar teologia, valendo apena lembrar que é neste período que ele vai escrever e publicar o seu comentário da Carta aos Romanos no ano de 1919, sendo também neste período de pastoreado em Safenwil que Barth vai começar a desenvolver a abra mais extensa de sua vida, a Dogmática Cristã. 

          Pelo que podemos entender embora Barth tivesse sido criado no meio de grandes homens da sua época no que se diz respeito à teologia, foi no meio de pessoas simples que ele encontrou sua verdadeira vocação, a luta pelos menos favorecidos. E isto não seria possível através dos métodos liberais, mais sim de uma aproximação da igreja com a sociedade, daí começamos a perceber o engajamento político-social na vida de Karl Barth e com esta não estava desassociada da sua fé e teologia.

           Outros fatos importantíssimos destacados pelo autor é o posicionamento de Karl Barth com relação à omissão dos principais nomes da teologia liberal ante aos fatos que culminaram na Primeira Guerra Mundial que definitivamente fizeram com ele rompesse de vez com o Liberalismo Teológico. Jansen também destaca a atuação de Barth antes e durante a Segunda Guerra Mundial, principalmente sua luta contra o sistema nazista. Ao destacar a ultima fase da vida de Barth o autor deixa bem claro que sua luta pelos interesses da humanidade não haviam cessado e em meio a chamada Guerra Fria, Barth continuou atento e atuante nas grandes questões políticas mundiais.

           Fica, portanto, claro, segundo o autor ao descrever a vida deste personagem da história da teologia contemporânea, os fatos que o levaram a declarar a importância de se conhecer melhor a vida e teologia de Karl Bart e através dele entender melhor a questão da santidade, pois segundo Barth, santidade não é a separação do mundo, no sentido de alienação das questões sociais, mas a separação para o mundo para lutar por um mundo mais justo e verdadeiro.

          Concluímos a presente resenha dizendo que para aqueles que são apaixonados pela história, este é um excelente livro, pois de forma bem clara, não somente aborda questões referentes a vida de Karl Barth mais traz com bastante destreza fatos importantes da história mundial, ficando evidente em sua obra não somente a admiração do autor por Barth e sua teologia, mais também sua paixão pela história da igreja.  

Jansen Racco Botelho de Melo é formado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio). Professor de Teologia especialmente nas áreas de História da Teologia e do Cristianismo, Teologia Contemporânea, Geografia Bíblica, Antropologia Cultural. É Pastor na Igreja Metodista Wesleyana. Além desta obra Jansen também é autor do Livro Entusiasmo e Poder Uma história do Cristianismo. 

Resenha produzida por:

Pb.José Carlos Mathias , Bacharel em Teologia e aluno do curso de Integralização em Teologia pela FAECAD (Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB)

      [email protected].  Tel. 24988219075