RESENHA: "UM TOQUE DE CLÁSSICOS - Marx, Weber e Durkhein"

O texto "Um Toque de Clássicos", trata das mudanças decorrentes da industrialização, bem como dos antecedentes intelectuais da sociologia.
Com a revolução industrial, se consolida o modelo capitalista e a modernização da agricultura, surgindo assim, o protelariado, que fez que o
êxodo de famílias aumentasse casa vez mais, uma vez que eles buscavam melhores condições e trabalho. Assim, com o crescimento desordenado das cidades começam a aparecer os problemas urbanos, como a fome, a falta de saneamento, doenças, etc. Entretanto, esses problemas atingiam especialmente os mais pobres. Esta situação foi amenizada por volta do século XVIII, com o advento das revoluções industrial e agrícola ocorridas na Inglaterra.
As péssimas condições de trabalho, cargas horárias absurdas, entre outros fatores foram responsáveis pela baixa expectativa de vida dos trabalhadores.
Outra mudança significativa ocorreu na instituição familiar, em questões relativas ao controle das propriedades por partes das mulheres, autonomia dos filhos. Ainda, com a modernidade, passou a surgir o casamento por uma escolha mútua, o reconhecimento da infância e da adolescência.
Os principais antecedentes intelectuais da sociologia - Mudanças no pensamento, no plano das idéias.
Em breves linhas, a reforma protestante foi um momento de suma importância ao contestar a autoridade e a intolerância da Igreja. A crença na razão, ou seja, acreditar no poder da razão, e na forma do pensar, trouxe a emancipação do indivíduo quanto à autoridade social e da igreja, trazendo a ele uma conquista de direitos e autonomia.
Foi com Karl Marx, Émile Durkheim, e Max Weber que a sociologia e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados, se consolidando como disciplina acadêmica e ciência. Surgiu para compreender as novas formas de sociedade, suas organizações e estruturas.
Essas mudanças estão relacionadas com o surgimento da sociologia visto as constantes transformações sociais que vinham acontecendo e que trouxeram crises e desordens na organização da sociedade, o que levou alguns filósofos a refletir sobre as suas conseqüências, como o positivista Saint Simon, que concluiu que os fenômenos sociais estavam sujeitos às leis. Para Comte, a desordem não podia mais andar ao lado da sociedade industrial em expansão, necessitando superar o estado das coisas, baseado na razão.
Assim, a sociologia observa os fenômenos que se repetem nas relações sociais, bem como explica a importância que estes eventos têm na vida da sociedade e dos homens.

Fonte: Um Toque de Clássicos - Marx, Durkheim e Weber. Autor: Oliveira, Márcia Gardênia Monteiro de; Barbosa, Maria Ligia de Oliveira; Quintaneiro, Tania Editora: Ufmg Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Sociologia