“As Melhores Coisas do Mundo”

JAMESSON GUEDES

 

O filme “As melhores coisas do mundo” retrata vida de um adolescente de que vem tentando se descobrir no mundo. Aparentemente ele tinha uma família normal, seu pai, irmão e sua mãe, porém, o seu convívio familiar não era um dos melhores.

Mano um adolescente de quinze anos que está em processo de formação das idéias, aonde o meio que ele vai ou estar inserido contribuirá para sua formação. Vygotsky diz que a apropriação dos conhecimentos pelas pessoas depende mundo do meio que ele esta inserido, ou seja, vem decorrente do meio social ou histórico. Por isso quando Mano descobre que seu pai abandonar seu lar para conviver com outro homem ele fica sem desnorteado, ao pensar que seu pai era homossexual vinha varias duvida sobre si mesmo, pois pensava que poderia ter o mesmo rumo que seu pai teve.

A notícia que o pai de Mano era homossexual espalhou-se em sua escola, trazendo vários transtornos com seus amigos, e até mesmo com seu relacionamento, pois, a menina que ele gostava lhe disse que pela condição de seu pai, eles não poderiam ficar juntos. Para Walon o estagio de desenvolvimento de Mano seria a adolescência, pois podemos perceber que está ocorrendo varias mudanças, no seu lado afetivo, momento de construção do seu ser a busca para novos sentidos. Mano se depara com desafios com seu próprio eu, a busca de sua identidade.

Notamos Mano buscar ajuda com seu professor de violão, onde o adolescente recebia conselhos que depois vinham a fazer todo sentido. O professor aguçava a capacidade de conquista e conhecimento no adolescente. Essa relação entre professor e o aluno tem características da teoria piagetiana. Pois o educador apresentava conhecimento através da musicas que ampliava a visão da realidade, fazia com que o adolescente refletisse em sua vida.

Podemos notar a presença de um professor da escola de Mano que se deixa envolver por uma aluna que por sinal era a sua melhor amiga, e foi descoberto pela direção da escola, no primeiro momento foi expulso, mas, depois os alunos liderados por Mano fizeram um abaixo assinado para trazer o professor novamente à escola. Neste fato notamos Mano mais maduro. Wallon chamaria esse amadurecimento de alternância funcional, pois o desenvolvimento está relacionado ao processo de interação com o meio, e com o passar da idade esse processo de interação e manifestações intelectuais e afetivas vão variando.

Seu irmão estava em crise, pois havia acabado seu namoro, logo entrou numa profunda depressão e tentou por fim a sua própria vida. Com o casamento de seus pais em crise ninguém percebeu o que acontecia com  o irmão de Mano, o parceiro de seu pai  que estava de fora que percebeu que nada estava bem, e alertou  a família de mano.

Temos a presença do pai de Mano que abandonou sua família para mora com seu parceiro, a mãe fica muito triste com a situação, mas consegue controlar a situação e levar sua vida a diante.

E por fim percebemos que Mano cada vez mais vai amadurecendo com suas experiências, começa aceitar a sua vida, vai encontrando aos poucos o seu lugar no mundo. Mano começa a namora com sua melhor amiga que é sua confidente o filme todo. Mas uma vez podemos recorrer ao quadro de desenvolvimento da pessoa segundo Wallon, pois percebemos mais uma vez traços de sua adolescência, notando o lado afetivo de Mano.