A segunda guerra mundial

Um conflito dessa magnitude não começa por um simples motivo mais sim pelo uma grande causa. Podemos dizer que houve vários fatores que influenciaram esse grande conflito que se iniciou na Europa e, se espalhou rapidamente pela África e Ásia.

Um dos principais motivos que levou a essa grande guerra foi o surgimento, em 1930 na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas.

Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler que pretendia expandir o território Alemão desrespeitando assim o tratado de Versalhes. Inclusive reconquistando territórios perdidos na primeira guerra. Na Itália estava crescendo o partido fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o duque da Itália, com poderes sem limites.

Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma crise econômica no inicio de 1930, com milhões de pessoas desempregadas, uma das soluções tomadas por o governo foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos ( aviões de guerra, navios, tanques etc).

Na Ásia, o Japão também possuía forte desejo de expandir seus territórios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram um eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos para conquistas elaboradas em um acordo.

O inicio

O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exercito alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra a Alemanha. De acordo com a politica de alianças militares existentes na época  formaram-se dois grupos : aliados( liderados por Inglaterra, URSS, França, e estados unidos) E eixo ( Alemanha, Itália e Japão).

O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitorias do EIXO, liderados pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o norte da França, Iugoslávia, Polônia, ucrânia, Noruega e território no norte da África.

Em 1941 o Japão ataca a base militar norte americana de Pearl Harbor no oceano pacifico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte – americanos eles entraram no conflito ao lado das forças aliadas.

De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do EIXO, iniciada com as perdas sofridas pelos alemães que na tentativa de invadir a Rússia pegaram a espoca do rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do eixo que sofrem derrotas  seguidas com a entrada dos estados unidos.

Final e consequências

Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, foi o ultimo a assinar o tratado de rendição , ainda sofreu um forte ataque dos estados unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Uma ação desnecessária e cruel que provocou morte de milhões de cidadãos japoneses inocentes, deixando assim rastro de destruição nestas cidades.

Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dividas incalculável. O racismo esteve pressente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha onde Hitler mandou para campo de concentração a mataram aproximadamente seis milhões de judeus.

Com final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (organização das nações unidas), cujo objetivo principal seria a manutenção de paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido por guerra fria, colocando agora em lados opostos, os estados unidos e união soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte americano e o socialismo soviético, onde ambos os países buscavam a ampliação de suas áreas de influencia sem entrar em conflito armados.

Jobson Bernardino Alves júnior

Estudante do quarto período de historia.