Resenha

Referente ao texto: “A Revolução Francesa em São Domingos: Um triunfo ou um fracasso?”, de Carolyn E. Fick. pp. 1-21.

Em seu texto “A Revolução Francesa em São Domingos: Um triunfo ou um fracasso?”, Carolyn tem como foco principal a Busca por respostas referente à quais foram às causas que levaram esta rebelião escrava a se tornar um movimento revolucionário e proporcionar no decorrer de seu processo a abolição da escravidão não apenas de forma parcial mais definitiva.

Segundo Carolyn a Revolução Francesa em São Domingos, tinha como objetivo principal a luta pela independência nacional, que foi realizada pelos escravos e no seu transcorrer ganhava aspectos de uma Revolução escrava, tornando-se assim como uma espécie de revolta social dos negros contra os senhores de escravos. Porém está tão desejada independência esparrava em alguns empecilhos como é caso do tráfico de escravos que era considerado a principal atividade econômica na França durante o Antigo regime e que muitos dependiam da escravidão como, por exemplo, os mercadores.

 Carolyn revela que entre os principais aspectos desta Revolução estavam os vários significados que a liberdade possuía para os diversos setores da população escrava. Todavia sem esquecer-se de seu principal objetivo que era o livre comércio e a autonomia política local. E dentro deste processo São Domingos também passava por um período de desenvolvimento bastante elevado, podendo ser sentido e comprovado através de uma série de mudanças drásticas como o crescimento na importação de escravos por meio do tráfico.

 Para Carolyn é importante ressaltar que à ascensão econômica e demográfica dos homens livres de cor no decorrer do século XVIII, contribuiu bastante para a eclosão da Revolução Francesa em São Domingos, como pode ser comprovado através de fontes como: registros oficiais e dados populacionais que mostram este elevado crescimento. Mas por outro lado as autoridades metropolitanas buscavam criar mecanismos para conter o avanço desta classe.

Entretanto apesar de todos esses empecilhos impostos para conter este avanço, não foi possível impedir este fato e no decorrer do processo foi inteiramente abolida a escravidão da colônia. Porém esta abolição revela alguns interesses como o de ganhar líderes rebeldes para causa republicana e assim assegurar a fidelidade dos negros á França. Por isso percebemos que a abolição não resultou apenas de um fator, mas de diversos mecanismos que contribuíram para proporcionar êxito e por fim a escravidão em São Domingos.

Portanto, diante dos aspectos aqui expostos, podemos entender que a forma com que a autora procura explicar como ocorrer a Revolução Francesa em São Domingos, e quais foram os fatores que contribuíram para está Revolução se tornasse um triunfo ou um fracasso, autora deixa bem claro para o leitor através de fontes e argumentos que está Revolução não foi necessariamente um triunfo e nem tão pouco um fracasso, pois no decorrer de seu processo foi de suma importância para fornecer mecanismos que proporcionassem o fim da escravidão em São Domingos.