Apresentação do autor

Presidente do Instituto Chiavenato e conselheiro do CRA/SP, Idalberto Chiavenato é reconhecido e prestigiado pela excelência de seus trabalhos em Administração e em Recursos Humanos, não só pela sua produção e contribuição literária, mas principalmente pela influência na definição e aplicação de modernos e inovadores conceitos administrativos aplicados às organizações bem-sucedidas. É um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos.

Doutor e Mestre em Administração pela City University of Los Angeles-CA, EUA, especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie.

Publicou 17 livros sobre Administração e Recursos Humanos traduzidos para a língua espanhola. Recebeu vários prêmios e distinções (como dois títulos de Doutor Honoris Causa por universidades estrangeiras) pela sua contribuição à Administração Geral e de Recursos Humanos.

 

Resumo Informativo dos Capítulos

                   O elemento essencial na busca pela excelência empresarial em plena era do conhecimento é o elemento humano. A sobrevivência das empresas está diretamente relacionada ao elemento humano e suas habilidades e características. Numa época repleta de mudanças, incertezas, restrições, problemas, ameaças e dificuldades, numa época de globalização, desenvolvimento tecnológico, os valores humanos é que são capazes de formar o cérebro e o sistema nervoso das organizações modernas.

                   No atual contexto das empresas as pessoas passam de problema para solução, deixam de ser o desafio tradicional para tornar-se a vantagem competitiva, ao invés de recurso organizacional mais importante, tornam-se o parceiro principal do negócio. Com isso houve crescente importância do capital intelectual como riqueza organizacional e fez com que a empresa mais valiosa do mundo fosse a que seus funcionários fossem capazes de agregar aos seus negócios.

O presente livro busca apresentar dicas sobre Planejamento, Recrutamento e Seleção Pessoal. O autor defende que atrair e agregar talentos significa não somente pensar nas atividades presentes e operações da empresa, mas principalmente no seu futuro e destino.

                   A provisão de recursos humanos é o primeiro dos subsistemas de RH e constitui a porta de entrada das pessoas na organização, pois é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. A organização é um sistema aberto no qual ingressam diversos recursos e do qual saem produtos e o ambiente organizacional é fundamental para conhecer a provisão de RH, pois se trata de um subsistema periférico com ampla interface com o ambiente externo. Especificamente para o RH interessa o fato de que os recursos humanos ingressam e saem do sistema criando uma dinâmica particular.

                    Estruturado com base na abordagem sistêmica em detrimento aos tradicionais enfoques funcionalistas, o autor incorpora à obra os mais avançados conceitos da área de RH, bem como apresenta modelos decorrentes dos conceitos alinhados à realidade brasileira. As pessoas que estão ingressando hoje na empresa poderão ser mais adiante, os futuros dirigentes. Cada candidato deveria ser tratado como um futuro diretor (ou presidente), pois somente assim seria possível a construção de alicerces para consolidar a visão organizacional. Cometer o erro de tratar cada candidato apenas para um único cargo ou posição imediata é inaceitável. Deve-se tratá-lo como uma conquista que valorizará cada vez mais o capital humano e agregará o valor do negócio.

Crítica

O autor descreve de forma clara e simples uma nova perspectiva sobre os instrumentos aplicados no planejamento, recrutamento e seleção de pessoal na era do conhecimento voltado para estudantes e profissionais nas áreas de Administração de Empresas e de Recursos Humanos, Ciências Contábeis, assim como para a disciplina de Psicologia aplicada à Administração, além de leitura de relevante interesse para profissionais em busca de colocação no mercado de trabalho, como forma de esclarecimentos sobre a compreensão do novo mercado de Recursos Humanos.

O profissional de recrutamento e seleção, assim como os candidatos a uma vaga, devem estar atentos às atualizações constantes para que possam cumprir as demandas e colocar a pessoa certa no lugar certo e na empresa certa, e, no caso do candidato, candidatar-se a vaga certa na empresa certa, a fim de propiciar um ambiente agradável nas organizações.

 

 

Recomendações e Conclusões

Os temas abordados neste livro são de grande relevância para as organizações e para as pessoas interessadas na área, pois apresenta de forma clara as novas tendências e abordagens dos processos seletivos desde o planejamento até o recrutamento e adequação do profissional no mercado de trabalho atual.

Recomendo esta obra, pois ela enfatiza a importância das pessoas nas organizações.