Resenha: Obra coloca conhecimento e experiência em favor da criação de uma “Start Up”

Rogério Duarte Fernandes dos Passos

AGUIAR, Tiago. Dê um Startup em sua Vida. Saraiva, 1ª ed., 2013, 180 p.

Em “Dê um Start Up na sua Vida”, o advogado e empresário Tiago Aguiar apresenta a sua visão de como criar uma companhia com novas ideias, novos modelos de trabalho e grande potencial de inovação, trazendo o impacto, a eficiência e a criatividade enquanto elementos para o razoável retorno de investimento, materializando o contemporâneo conceito da empresa “Start Up”.

Na apresentação de suas ideias, a motivação, o planejamento, a criatividade e a própria identificação de uma oportunidade – aliada à realização de um sonho – somam-se às competências necessárias para a concretização do projeto empresarial e a conseguinte resolução de problemas. Dito isso, o estabelecimento de uma missão, de visão e de princípios para a companhia revelam-se igualmente importantes enquanto eixos orientadores dos objetivos que se almeja alcançarem no exercício da atividade empresarial.

Ao tema Tiago Aguiar também não negligencia aspectos mais delicados, como a escolha e identificação de um potencial sócio, explicando e analisando os diferentes tipos societários que poderão materializar a Start Up, igualmente compartilhando a sua expertise relacionada à busca de informações de mercado, à divulgação da empresa, ao preço de venda de produtos e serviços para o retorno de investimento, e, mesmo, a sua experiência ante aos riscos envolvidos, no que a aprendizagem da leitura dos números contábeis e estatísticos revela-se ponto chave para o alcance da sustentabilidade e eficiência.

Destaca-se na obra não apenas as abordagens de ordem estritamente técnicas expostas pelo autor, mas a sua trajetória de advogado e empresário, no que, corajosamente, não emergem apenas os aspectos de sucesso de sua caminhada empreendedora, mas, também, situações de grande dificuldade que por ele foram vivenciadas, inerentes de um contexto social conflituoso e inseridas em um país que traz para as companhias grandes dificuldades de natureza burocrática e tributária. Nesse sentido, Tiago Aguiar enuncia competências empreendedoras para aqueles que, assumindo riscos calculados, querem investir seus recursos em uma Start Up, inclusive em verdadeiro exercício de maior autoconhecimento que possa permitir identificar ou não a possibilidade de comprometimento em levar adiante uma iniciativa de negócios. Até mesmo a retirada de um sócio ou a ocasião do próprio fim da Start Up não são na obra negligenciadas, restando orientadas, evidentemente, a terem previsão contratual.

A preocupação com o meio ambiente, a geração de renda, o estabelecimento de metas nas vendas e uma eficaz administração dos recursos humanos, da mesma forma são pautas da argumentação desenvolvidas pelo autor, perpassando inclusive o branding – a estratégia da marca – apto a tornar um produto único, em ação relevante para a criação de identidade da Start Up e de seus produtos ou serviços, em um contexto global que revela o gasto de somas impressionantes de recursos para a divulgação publicitária (p. 141).

Por conta dos aspectos aqui mencionados, o trabalho de Tiago Aguiar adquire peculiaridade e originalidade na literatura de negócios, trazendo uma abordagem que, se por um lado, crê na atitude pessoal como fator potencializador da concretização de uma meta – in casu, a Start Up –, não ignora a existência de custos fixos e variáveis ao longo do desenvolvimento de uma determinada atividade econômica, e que devem a partir da técnica empresarial ser devidamente administrados para a viabilidade da companhia. Nesse roteiro, seguindo a mesma linha de raciocínio, a preocupação em fazer algo melhor, com menor custo, com excelência, com qualidade e capaz de satisfazer os consumidores é parte de uma estratégia de ousadia para se diferenciar, e de fato, fazer da atividade econômica representada na empresa algo que mereça a adjetivação de Start Up (p. 43).

Os temas abordados no livro, portanto, são variados, trazendo ao âmbito da ciência da administração uma visão que, se por um lado não abandona o rigor necessário para visualizar a criação de um organização produtora de bens e serviços, por outro, não deixa de ser o testemunho de uma trajetória pessoal que reitera a ética nas relações empresariais, o repúdio à corrupção no mundo dos negócios e a permanente advertência para se manter na condução deles uma postura de coragem e integridade, visto se tratar de um meio onde vicejam exemplos nem sempre edificadores (p. 99).

Concluindo, “Dê um Start Up na sua Vida” é uma contribuição original ao estudo de temas relacionados à administração de empresas e ao ideal empreendedor, conjugando aspectos estritamente técnicos com a visão e experiência adquirida pelo autor no âmbito empresarial, constituindo-se em leitura formativa para estudantes e profissionais, e, especialmente, para a construção de seus próprios referenciais de atuação no setor privado.