Resenha: HELLO, F. A. Ciência e gestão na universidade pública: das interfaces epistemológicas à práxis possível. 2010. 134 fl. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2010.

Rogério Duarte Fernandes dos Passos

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Em Ciência e gestão na universidade pública: das interfaces epistemológicas à práxis possível, Fernando Antonio Hello – em trabalho orientado pela Profa. Dra. Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira –, aborda um modelo de gestão de universidade e de pessoas – seu próprio modus operandi –, onde, aproveitando o autor a sua experiência na área de recursos humanos e psicologia, a concebe na perspectiva de compreendê-la a partir de diretrizes epistemológicas e organizacionais. Para tanto, conciliando um ideário de planejamento estratégico, utiliza-se como referencial as ferramentas da teoria psicanalítica.

O trabalho alcança o estudo das transformações estruturais que as organizações atravessam – em especial, no interior da gestão pública –, no que se coteja o planejamento da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), perpassando até mesmo a atual situação do mundo do trabalho, sublinhado pelo fluxo da flexibilização proposto pelo ideário neoliberal, no que a instituição universitária não está imune.

Considera-se nesse objetivo a condição pós-moderna, agregando-se a teoria psicanalítica e seus desdobramentos, no que o próprio autor esclarece que eles

Nos levaram à descoberta de novas e muito mais sutis ilusões e relativizando seguidamente razão e consciência. Confrontando-se em suas existências frequentemente inconciliáveis e conflitivas no âmago dinâmico da vida subjetiva, surpreendentemente descentradas quanto ao seu próprio objetivo e função e, na maior parte das vezes paradoxalmente, evidenciando seu próprio ocultamento ou negação (Hello, 2010, p. 27-28).

A preocupação com a emergência de um novo paradigma científico em função do esgotamento metodológico da ciência atual, e a utilização da dialética do Senhor e do Escravo de Hegel (1770-1831) aplicada por Jacques Lacan (1901-1981), são alguns dos instrumentos do ferramental utilizado na pesquisa, no que se reconhece o papel da gestão de articulação e fomento de ações intrínsecas à instituição universitária, notadamente as relacionadas à produção de ciência e o correspectivo trabalho envolvido, somando-se ensino e extensão, no que proporciona o entendimento da própria missão da universidade em face da essência de seu próprio modus operandi, relacionada aos seus valores e objetivos, instituidores de verdadeiro ethos universitário.

Corroborando seu fluente trânsito entre os fundamentos da psicanálise, Hello lança seu olhar sob a Universidade em face de seus discursos, no que o próprio autor nos coloca que

Olhar a universidade pelo prisma do Discurso Universitário, como faz Lacan, é perceber a íntima relação entre práxis e discurso, não no sentido de sua aparente heterogeneidade, que frequentemente nos faz dizer que na prática a teoria é uma coisa, mas naquilo em que se determinam e sobre-determinam um ao outro (Hello, 2010, p. 59).

Estes são alguns dos aspectos tratados por Hello em seu trabalho – dentre outras importantes contribuições – no intuito de utilizar o ferramental da psicanálise para a compreensão de um modelo de gestão no bojo da instituição universitária, que nos traz a relevante proposta de entendê-la e focá-la na necessidade de um planejamento estratégico que contemple as suas missões institucionais e organizacionais, que em um viés ideal, sejam estruturalmente capazes de contemplar ensino, pesquisa e extensão.