Resenha Filme Florence Nightingale

Florence vivia numa época onde a sociedade era dividida entre muito pobres e muito ricos, mesmo o fato da Inglaterra ser uma grande potência econômica a população vivia em más condições, principalmente de saúde.
A jovem mostrou desde muito cedo a vocação pela enfermagem, quando cuidou de uma senhora com uma queimadura, onde passava muita tranquilidade para os enfermos. Aos 17 anos recebeu um chamado de Deus voltado a caridade, abdicando de sua vida pessoal, amores e riquezas.
Como sua casa era frequentada por pessoas influentes conheceu um médico que ajudava cegos a ler e o mesmo lhe incentivou a seguir seus objetivos. Após a uma visita em um hospital, mesmo não sendo permitido a entrada de mulheres, ela decidiu viajar para a Alemanha onde estudaria enfermagem na escola de Kaiserwerht.
Após dois anos ganhou o cargo de administradora de um hospital de mulher em Londres, hoje ainda um dos mais influente do país. Sugeriu métodos a serem usados como sinos ao lado da cama dos enfermos, bandejas com alimentos, métodos que até hoje são utilizados.
Naquela época a Inglaterra e França enfrentavam Rússiva e Turquia, chamada Guerra da Criméia e diante das notícias Florence pediu ajuda a Sidney Hebert, membro do governo e amigo pessoal, para que ela pudesse recrutar enfermeiras e ir ao front turco ajudar os soldados feridos, mesmo sabendo quemulheres não eram permitidas nas instalações do exército.
Após muita resistência do exército Florence conveceu-os a cuidar dos enfermos. Providenciada comida, remédio, agasalhos e supervisionava o trabalho das enfermeiras.
Durante a guerra constatou a falta de higiene e de doenças como a cólera e gases de cavalos mortos em esgostos que matavam muitos dos que estavam hospitalizados.
Liderou um trabalho de assistência e de organização aos enfermos onde reduziu a taxa de mortalidade, ficou conhecida como a mulher da lamparina, por usar o objeto para checar seus pacientes a noite.
Seu esforço de reformular o sistema de saúde militar foi reconhecido pela rainha Vitória, recebendo uma importante condecoração, voltando para casa ao fim da guerra como uma grande heroína.
Após seu retorno a Londres, Florence descobriu que os soldados pós guerra tinham uma taxa de mortalidade que era o dobro da dos civis. Com essas estatísticas e com sua experiência vivida chamou a atenção da rainha para que fosse feita uma reforma nas condições sanitárias de todos os hospitais militares. Diante dos números tinha um desejo de uma investigação formal sobre os fatos, a qual foi concedida, escreveu relatórios confidenciais para a Comissão Real Sobre a Saúde do Exército, que nunca chegaram a ser publicados.
O exemplo deixado por Florence continua expirando enfermeiros e futuros enfermeiros como eu.