UNIVERS IDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Centro de educação

Por: Maria S everiana de Albuquerque

Curso de Pedagogia 3º Período

Email: ms [email protected] 

DIDATICA

Resenha do texto: Didática e Filosofia

De: Haydt, RC. C

RECIFE – PE

2015


HAYDT, RC. C. Didática e Filosofia. In: HATDT, RC. Curso de didática geral. S ão Paulo: Ática, 2006, pp.11- 22.

Haydt na abordagem “Didática e Filosofia” abrem a discussão fazendo uma articulação do conceito da educação em termo didático é s ua inter- relação com a filosofia, deixando de uma forma concisa que esses saberes passam a contribuir de uma forma contínua para a formação da docência.
O autor antes de fazer uma indagação ampla do texto, ele conceituar de acordo com s eu ponto de vista o ato de educar, ou s eja, Haydt expõem que a educação não e um termo único, mas que para cada s ociedade a educação as s umiu papeis e características próprias. Dentro da conceituação de Haydt foi à neces s idade de organizar uma forma mais sistemática do ensino que contribuiu para o s surgimento da escola, na compreens ão do autor que conclui que a escola foi criada para educar e ensinar.
Divergindo das idéias de Haydt, e importante deixa claro que o papel da escola também é compartilhar saberes e recriar novos conceitos, não s e restringindo no método ensinar e aprender. Então, é importante fazer essa analogia do que implica no real papel da escola na s ociedade. O autor faz uma delineação do conceito de Didática, relembrando as idéias de Pacheco e Oliveira que coloca a Didática voltada para pratica da ação do ensino. Haydt em s eu texto faz uma ampliação desse conceito qualificando a Didática como a arte do ensino, dentro das idéias do autor que compõem que o papel da didática é incluir o ensino e a complementação entre o professor e o aluno em uma relação recíproca. Ao fazer um panorama histórico- social s obre o processo da trans formação da didática no s eu diferentes momentos da nos s a história, o autor apresentar um contorno de como a didática era exercida. A didática as sumiu papeis distinguidos para todos os momentos e época, Haydt para solidificar essas idéias em s eu texto, cita autores de momentos distintos de diferentes épocas: Sócrates (sec.v.a. C), João Comenius (1592- 1670) e Heinrich Pestalozz (1746- 1827). Antes da didática possui as características que hoje tem dentro da pedagogia e de outros campos, era predominada por um ensino técnico onde s e baseava na aprendizagem passiva e repetitiva em que preponderava
Memorização dos conteúdos.

Então, a Filosofia e outros campos de ciências passam a introduzir a didática no plano pedagógico de ensino e incorporar s ua pratica dentro de seus campos de atuação com a finalidade de proporcionar um melhor recurso o para o campo da própria didática que tem como objetivo a compreens ão do ser humano em toda a sua complexidade.