Por Emiliano Piskator em 11/02/2017
[email protected]

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

NEUFELD, C. B.; REIS, A. H. O vovô não vai voltar - trabalhando o luto com crianças. Novo Hamburgo-RS: Sinopsys, 2005. 32 p.

SOBRE AS AUTORAS:

Carmem Beatriz Neufeld – Pos-doutoranda em Psicologia pela UFRJ, Doutora e Mestre em Psicologia pela PUC-RS, professora e orientadora  dos cursos de pós-graduação de Psicologia da USP, coordenadora  do laboratório de pesquisa e intervenção Cognitivo Comportamental – LaPICC-USP, vice-presidente da Associação Latino-americana de Psicoterapia Cognitivo (gestão 2015-2018), ex-presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (gestão 2011-2013/2013-2015), bolsista produtividade do CNPq: terapia Cognitiva. Certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas com mais de 15 anos de experiência clínica.

Aline Henrique Reis – Doutora em Psicologia UFRJ, Especialista em Psicologia clínica na abordagem em Cognitivo-comportamental pela UFU, formação em Terapia de Esquema pela Wainer e Piccoloto Centro de Psicoterapia, professora adjunta do curso de psicologia da UFMS, terapeuta Cognitiva Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas com mais de 10 anos de experiência clínica.

SOBRE A OBRA:

  • Apresenta uma forma delicada e básica de falar sobre morte e luto para crianças.
  • Explica de forma clara e objetiva, como lidar com o assunto morte com as crianças, principalmente, quando é a primeira vez que a criança perde uma pessoa ou animal de estimação.
  • Mostra diferentes diálogos para cada momento específico que a criança vai passar.

 OPINIÃO SOBRE A OBRA:

Um livro de muita importância para ensinar as crianças sobre a morte e momento de luto. Este livro contém diálogos muito bem embasados e de fácil aplicação, para a forma de como dizer sobre este fato.

Um livro pioneiro para atender as crianças de 4 a 12 anos, mostrando como conversar, como dizer, como conversar sobre o sentimento sentido e muito mais.

O livro mostra todos os momentos com imagem bem educativa, que também poderá ser usado alternando, ora usando à imagem, e ora apenas conversando.

Um marco sobre um assunto muito mal conversado e pouco discutido, sem necessariamente falar de religião específica.

PÚBLICO-ALVO:

Indicado para todas as pessoas que precisam orientar e conversar com seus filhos(as) pequenos(as), sobre a morte e o luto de alguma pessoa ou de um animal.

Também indicado para todo profissional que lida com crianças de 4 a 12 anos.

E principalmente indicado para professores, pais e responsáveis, coordenadores e diretores de locais de ensino e esportivo.