No livro: O quinto mandamento - Caso de Polícia, a autora Ilana Casoy1, consegue, de uma maneira até certo ponto muito serena relatar um fato terrível, e neste caso um crime horrendo, ocorrido na cidade São Paulo no ano de 2002. As
191 páginas relatam o assassinato do casal MARÍSIA E MANFRED VON RICHTHOFFEN, cometido por sua filha Suzane, Daniel namorado de Suzane e Cristian, este pretenso cunhado de Suzane, irmão de Daniel.

Narrativa minuciosa, dinâmica e objetiva, durante a leitura, além de comprovar todas as características já citadas do texto, o leitor comprovará também que o mesmo é preciso, e esta precisão ocorre em função da riqueza de detalhes mencionados na obra e a maneira clara que a autora escreve.

É possível o leitor sentir-se como integrante das equipes que trabalharam nas investigações, dessa forma é quase impossível, depois de iniciada a leitura, se fazer alguma interrupção.

É certo que os tempos mudam e consequentemente os costumes, mas nenhuma sociedade por mais liberal e avançada que seja, conceberá a hipótese de se desprezar um valor que é inerente ao ser humano, "Amar, respeitar e honrar pai e mãe." É de se esperar que tal valor seja solidificado de forma natural, social e religiosa. Toda a sociedade estremeceu! Como numa família de boa condição socioeconômica, uma moça estudante de uma universidade pública, por causa de um namoro "adolescente" é capaz de tamanha atrocidade?

Na atualidade, infelizmente nos acostumamos relacionar a violência urbana somente com pobreza. Quando nos deparamos com uma situação como esta, normalmente nos atrevemos a entender a mente humana, mas como entender parricídio/matricídio?

É melhor ler o livro. Recomendável a todos, pois independente da condição socioeconômica e do tamanho, todos nós temos família.








X
Pedro Antonio de Souza filho

21/03/2011

Acadêmico de Direito - 1º termo B 2011 UINES... Assinado por: Pedro Antonio de Souza Filho


1 Dedica-se há dez anos ao estudo de crimes violentos e assassinatos em série. Formada em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com pós-graduação em criminologia pelo IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), é membro consultivo da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo (Nufor). Tem três obras publicadas: Serial Killer ? Louco ou Cruel?, Serial Killers ? Made in Brasil e O Quinto Mandamento ? Caso de Polícia.