Livro de James C. Hunter e traduzido por Maria da Conceição F. de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.

A história fala diretamente sobre liderança é uma obra de muito sucesso, inclusive no Brasil. James usou a ferramenta da ficção que, para que os leitores tenham uma visão real, de como deve ser o relacionamento pessoal e social dentro de uma organização, seja familiar, empresarial, etc...

A obra inicia-se com a história de John Daily. Casado, com dois filhos, executivo de uma grande empresa. Relatando basicamente as dificuldades encontradas por  John, em sua vida familiar e profissional. A partir de tal situação sua esposa o aconselha a passar alguns dias em um mosteiro cristão para tentar reorganizar suas ideias e sua vida.

O autor se utilizou de um ambiente de um mosteiro para passar a principal ideia do livro: Liderança.

Em um mosteiro todos os frades possuem o mesmo ideal: ninguém é melhor ou pior que ninguém. Contudo há, porém, um líder, o Reitor que é escolhido pelos próprios frades. A principal função do Reitor é  dar a palavra final em todos os assuntos. Fazendo com que o mosteiro seja um local de muita disciplina e respeito. Um fator relevante no livro é a preocupação de todos em cumprir ordens,  horários, além da obrigação de todos os frades terem que fazer todas as refeições juntos. Destacando com isso que o mosteiro é um local tranquilo e que todos trabalham em equipe.

Logo no início o autor descreve o verdadeiro significado de liderança. Destacando  que liderança não pode ser confundida com poder; ao passo que poder “é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”, e liderança, em palavras simples, “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”.