Por [email protected] em 30/06/2016

 

REFERÊNCIA BIBLOGRÁFICA:

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. 7a. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 225 p.

SOBRE AS AUTORAS:

Marina de Andrade Marconi é doutora em Antropologia pela UNESP, graduada em História, Pedagogia e Educação Artística, Professora da UNESP de História e Serviço Social

Eva Maria Lakatos é doutora em Ciência e em Filosofia, livre-docente em Sociologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, autora dos livros: Introdução à sociologia e sociologia da administração, coautora de Fundamentos de metodologia científica, Metodologia científica, Sociologia Geral e Técnicas de pesquisa, publicada pela Atlas.

SOBRE A OBRA:

Nas universidades o livro é conhecido informalmente como o livro de metodologia científica de Lakatos. Um livro com linguagem clara e objetiva, porém de alta profundidade no entendimento de cada tópico e sub-tópicos, deixando, ao final da leitura do livro, o leitor extremamente preparado para entender as sutilezas de cada etapa na produção de trabalho científico.

O livro é dividido em 6 abrangentes tópicos: Procedimentos didáticos, Pesquisa bibliográfica, Publicações Científicas, Projeto e relatório de pesquisa, Trabalhos científicos, Referências bibliográficas. Em cada um deles é subdivido em importantes temas, para o entendimento geral do tópico principal. Ao final de cada tópico principal há uma recomendação de leitura complementar.

JULGAMENTO DA OBRA:

Um clássico e o mais abrangente que se pode recorrer da metodologia científica. Uma excelente obra para formação de um graduando, se for lido todo. Infelizmente por escassez do tempo, este livro é mal divulgado nas universidades, onde geralmente se fala dele apenas em alguns sub-tópicos, ficando o universitário com uma percepção que o melhor do livro é o sub-tópico extraído pelo professor. Uma sugestão: o professor deveria falar de maneira geral sobre o livro e que uma 1ª meta de leitura, seria não se formar, até ter lido todo este livro, porque servirá durante toda a graduação e quem sabe até em outros momentos científicos... e depois desta sugestão, aí sim o professor poderia trabalhar especificamente o sub-tópico desejado, feito isto, não ficaria comprometido o entendimento da importância desta obra como um todo.

Os dois primeiros textos: Leitura e importância da leitura, que iniciam nesta obra, são extremamente importantes no entendimento da leitura, que para escrever bem, o nível de leitura e interpretação da leitura já devem está solido, pelo hábito constante de ler, e aí, o leitor habitual, naturalmente, estará pronto para criar bons textos científicos, logicamente os textos científicos serão criados se forem lidos bons artigos e bons livros dos assuntos científicos que se quer escrever.

Deveria ser já trabalhado estes dois textos, ao estudante do ensino médio, que ajudará na redação do vestibular como nas futuras escritas universitárias.

Dificilmente as dúvidas dos universitários e professores não são respondidas com a posse deste livro. Obrigatório como primeira compra de livro quando for cursar qualquer graduação, além disso, uma fonte de consulta constante numa biblioteca particular de um pesquisador.

Um ponto a desejar é que nesta versão mais atualizada (2012), as autoras mantiveram as fichas, que em certa época eram de suma importância por causa da ausência dos programas de computadores na catalogação e organização das bibliotecas.

INDICAÇÃO DA OBRA:

Indicado para estudantes do ensino médio, principalmente o tópico um, mas obrigatório a todo estudante universitário, professores de qualquer curso. Sugerido como 1º livro para se comprar para uso durante toda a graduação.