Por Emiliano Piskator em 03/02/2017
[email protected]

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

HEER, M. D. Filosofia em quadrinhos para principiantes. Tradução de Daniel Eiti Missato Cipolla. São Paulo-SP: Cultrix, 2013. 120 p.

SOBRE O(A) AUTOR(A):

Formada em Teologia na Universidade de Amsterdam, trabalha como quadrinista desde 2005, já fez quadrinhos em diversas revistas e jornais: Yes, Zij aan Zij, Viva Mama, Flo, Jippo, Farfelu, NRC.Next e Trouw. Em 2007  fez quadrinhos mensais de Filosofia para o Jornal Trouw, vendo isto foi convidada pela editora para fazer quadrinhos para o livro de Filosofia, foi assim que surgiu esta obra. Sendo publicado na Holanda, EUA e terminando aumentando a séria para: Religião e outras. Atualmente é casada com Yiri T. Khol, que é um artista conhecido e também faz os coloridos de seus quadrinhos.

SOBRE A OBRA:

  • Faz apresentação básica da Filosofia com imagens bem humoradas, tornando seu entendimento fácil.
  • Apresenta os principais filósofos e propõe debates de questões universais já consagradas.
  • Incentiva muita gente a ler toda a obra, pela clareza e objetividade dos diálogos dos personagens.

 OPINIÃO SOBRE A OBRA:

Um livro com boa apresentação visual, todo feito em quadrinhos coloridos, mas que os quadrinhos retratam muito bem os temas centrais da filosofia, sem deitar denso e nem muito catedrático, com boa sincronia entre visual e conteúdo, deixando-o  extremamente agradável à leitura, que rapidamente deve ser lido.

Com linguagem clara e objetiva, faz o entendimento torna-se simples, facilitando a vida de quem vai ensinar os primeiros passos na Filosofia.

Folhas de boa qualidade, fazendo o leitor sentir-se bem confortável no manuseio do livro. Passando por três filósofos ocidentais, depois estudando dois filósofos medievais e vendo mais seis filósofos contemporâneos, além disso, são estimulados com questões universais entre os capítulos, como por exemplo: O que é o pensar? Sobre o livre-arbítrio e a realidade, normalmente o leitor sente-se viajando pela filosofia numa estrutura de gibi, quando menos se espera, termina-se de ler toda a obra. Acredito que muitos leitores devem reler novamente, pelo prazer que esta obra nos proporciona durante o aprendizado.

PÚBLICO-ALVO:

Livro ideal para um professor de Filosofia que quer indicar para aluno do ensino médio ou universitários que gostaria de conhecer este conhecimento de forma suave e prazerosa.

Um livro que pode ser lido por qualquer pessoa, que quer conhecer a Filosofia de maneira agradável, sem ajuda de um professor, antes de começar a ler os grandes clássicos da filosofia.

Também indicado para aqueles que apenas querem conhecer o básico sobre a Filosofia.