RESENHA DO LIVRO: Desembarcando o Alzheimer – um guia prático para familiares e cuidadores

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

HARTMANN, A.; LUCCHESE, F. Desembarcando o Alzheimer- um guia prático para familiares e cuidadores. Porto Alegre-RS: L&PM , 2014. 186 p.

SOBRE OS AUTORES:

Ana Hartmann,  Doutorado em Gerontologia Biomédica pela ULBRA e Universidad Cordoba Espanha (período sanduíche), Mestrado em Gerontologia Biomédica pela PUC-RS, Graduada em Farmácia-UFRGS, Graduada em Farmácia-Bioquímica pela UFRGS, Graduada em Psicologia pela ULBRA.

Fernando Lucchese, Especialista em  cardiologia pelo IF-PUC-RGS , Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia e Especialista Sociedade Brasileira de Cardiologia, Graduado em Medicina pela UFRGS.

SOBRE A OBRA:

  • Fala sobre doença: conceitos, estágios, sintomas, diagnóstico e tratamento;
  • Descreve sobre o paciente: como se sente e seus problemas, aspectos legais, problemas que afetam à saúde física e mental, relacionamentos e comunicação;
  • Orienta aos familiares e cuidadores sobre: manejo, estratégias de comunicação, segurança, comportamento e humor, em relação à independência, cuidados pessoais, Fisioterapia do paciente, cuidado domiciliar e cuidados do cuidador;
  • Dá sugestões de como o cuidador ou responsável pelo idoso com Alzheimer, deve se cuidar e não perder a paciência e desenvolver muito carinho e atenção ao idoso.

OPINIÃO SOBRE A OBRA:

Atualmente, o livro mais completo sobre o Alzheimer. Deve-se ser lidos por todos, familiares, cuidadores, pesquisadores e jovens. A forma que foi dividida as temáticas, sobre o Alzheimer, ajuda em muito, para uma consulta rápida e direta. Linguagem clara e objetiva, facilitando o entendimento de maneira sólida.

Um livro que todo pessoa deve ler e aprender sobre o Alzheimer, e quem sabe pode ajudar alguém ou indicando o livro ou orientando o cuidador as mais diversas situações que se pode atuar de maneira consciente e acolhedora com o paciente.

PÚBLICO-ALVO:

- Indicado para qualquer pessoa que tem um parente que se aproxima dos 60 anos;

- Também oferecerá informações importantes para cuidadores de idosos;

- Universitários de saúde também terão importante informações de como lidar com a doença de Alzheimer;

- Indicados também para leitura preventiva aos idosos;

- Um livro obrigatório, que todo pessoa deve ler e aprender para conhecer bem sobre o Alzheimer