SOUTO, Antônio da Silva. Anatomia de um artigo. 1ª. ed. Recife: Editora Universitária/UFPE, 2002. v. 1. 93 p.

 

Antônio da Silva Souto possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), doutorado em Ciências Naturais (Zoologia, Comportamento Animal) pela University of Bielefeld (Alemanha, 1990), Licença Capacitação em Metodologia Científica pela University of Vienna (Áustria, 2000) e pós-doutorado em bem-estar animal pela University of Münster (Alemanha, 2003). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Participa do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) (UFPB). Foi professor na University of Vienna (semestre de inverno de 2008), onde lecionou disciplinas sobre cognição e sobre primatas Neotropicais. É autor de livro na área de Comportamento Animal (Etologia), de Metodologia Científica e possui patente no campo do controle e monitoramento de vetores. Atua principalmente nos seguintes temas: comportamento social, etologia aplicada, biologia da cognição e bem-estar animal.

 

            Ao revisar a literatura, Souto (2002, p. 16) constata que ‘‘nenhum livro foi suficientemente a fundo para que começássemos a falar de uma anatomia de um artigo’’. Então o autor a partir de uma metodologia em que compara vários artigos cujos temas é bastante restrito a biologia, tem como objetivo apresentar as semelhanças encontradas nas estruturas dos artigos analisados a fim de facilitar o estudante universitário para quem a obra é dirigida, elaborar o seu próprio artigo científico.

            O trabalho se estrutura em seis capítulos. No primeiro capítulo Souto (2002, p. 11) define artigo científico como ‘‘um escrito, no qual aborda-se um problema, formula-se uma hipótese ou objetivo que é testado empiricamente, obtendo-se respostas que devem ser discutidas.’’ Tal definição permite ao leitor ter uma noção das etapas em que se constitui um artigo científico. Encontra-se também uma estória que é dada como exemplo em que o autor de forma bem didática explica os quatro tópicos principais de um artigo que são a informação, o material e métodos, os resultados e a discussão.

            O segundo capítulo dedica-se analisar como se constrói a introdução de um artigo científico, que de forma inteligente o autor explana o assunto baseado na figura de um triângulo com base para cima (a base do triângulo refere-se ao tema do artigo, a parte central é o embasamento teórico e por fim a ponta que são as hipóteses e os objetivos), dessa forma o autor demonstra que na introdução de um artigo parte-se de um tema geral até o objetivo específico do que deseja propor. Além dos vários artigos em que o autor toma como exemplo sendo que a sua principal referência o trabalho de Sachser e Kaiser (1996) por considerar uma obra completa.

            No terceiro capítulo, o autor se propõe a explicar como se escreve a metodologia utilizada no artigo científico, no qual sugere que esta seja definida em tópicos e os tópicos em subitem. E realmente se observarmos os exemplos dados (um dividido apenas em tópicos e o outro do jeito em que sugere) este último torna o texto do artigo mais claro e definido dando a possibilidade de se analisar para saber se falta citar alguma outra metodologia aplicada.

            Já no quarto capítulo, aborda-se sobre os resultados obtidos, em que o autor cita os mais freqüentes erros ao elaborá-los no artigo como: fazer algum comentário sobre os resultados em que na verdade é pra ser comentado na parte da discussão e no caso de se expor resultados que não condizem com os objetivos do artigo. O autor faz também um estudo de como se deve escolher uma boa tabela ou gráficos para o artigo, situando o leitor das quais se tem mais vantagens em utilizar bem como as que não se podem utilizar.

            No quinto capítulo, Souto (2002, p. 60) vai debruça-se sobre a discussão em um artigo científico que como ele mesmo diz ‘‘é um momento sublime para o pesquisador’’, e mais uma vez o autor se utiliza de uma figura geométrica para facilitar o entendimento do leitor explicando que desta vez o triângulo é de base para baixo, pois na ponta do triângulo centraliza-se sobre a discussão dos resultados encontrados pelo autor do artigo, em que Souto alerta para se ter cuidado para não tornar-se uma repetição dos objetivos do artigo, já a parte mediana da figura geométrica é onde se dá a relação do seu trabalho com os de outros autores com a finalidade de confirmar ou complementar o assunto e por fim a base em que Souto indica como o fechamento da discussão, podendo ser através de levantamentos de novas hipóteses para serem testadas no futuro.

            No sexto e último capítulo, Antônio da Silva Souto aborda sobre outros pontos importantes de um artigo como o título, o resumo, as palavras chaves, a quantidade de páginas, a bibliografia e os vários tipos de citações todas explicadas detalhadamente com o intuito de alertar o leitor das minúcias que um artigo possui e não apenas as quatro partes principais, a introdução, os métodos, os resultados e a discussão.

            Concluindo, Antônio da Silva Souto através da sua obra Anatomia de um artigo científico consegue abordar sobre a formulação de um artigo científico de uma forma didática e clara com uma linguagem acessível possibilitando seu entendimento, embora se o nobre autor tivesse privilegiado temas de outras áreas do conhecimento e não apenas se restringindo ao da biologia, com certeza o livro seria bem mais prazeroso de ser lido mesmo assim essa observação não diminui a importância da obra que é essencial para o jovem universitário que tem o desafio de escrever o seu artigo científico.