A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

George Orwell

Edição Rindendo Castigat Mores

O livro foi escrito na época da segunda guerra mundial sendo um ataque sutil ao modelo de governo de Stalin, mostrando através desta sátira os sonhos de liberdade sendo destruídos pela escravidão da ditadura para onde esta utopia leva. É um retrato fiel da tentativa de implantar o comunismo na União Soviética.

A estória acontece em uma granja chamada "Granja Solar", onde os animais se sentem prejudicados pelo excesso de trabalho e pouca comida, sendo então, em suas mentes, explorados e escravizados pelo seu dono, agora visto como um tirano.

Inicia-se uma revolução entre os bichos após o velho porco Major, grande campeão numa exposição e de alto prestígio entre os animais, revelar um sonho onde mostra como será o mundo sem o homem, lembrando de uma canção revolucionária que aprendera na infância, levando os animais à mais extrema excitação, implantando neles uma ideia de sociedade perfeita em que os animais são senhores de suas próprias vidas, passando à ser "o homem o único e verdadeiro inimigo", que precisa ser retirado de cena para que a fome e a sobrecarga de trabalho desapareça para sempre.

É feita uma votação onde os ratos e coelhos também são reconhecidos como "camaradas", prosseguindo ainda, o Major lembra que o dever dos bichos é ter o homem como inimigo, "o que anda sobre duas pernas é inimigo e os que andam sobre quatro pernas ou tenha asas é amigo", que devem evitar se assemelhar ao homem nos seus hábitos, como, dormir em camas, usar roupas, beber álcool, fumar, tocar em dinheiro ou fazer comércio,  "todos os hábitos dos homens são maus", e principalmente, nenhum animal jamais deve tiranizar outros animais, todos os animais são iguais.

Após três noites o Major vem à falecer e durante três meses houve intenso trabalho à fim de instruir e organizar os animais, e esta tarefa recai sobre três porcos, Bola de Neve e Napoleão, reconhecidamente os mais inteligentes, juntamente com garganta que era um exímio orador de notável poder persuasivo.

Organizaram um sistema de pensamento ao qual chamaram "animalismo", havendo ainda assim receio no início por parte dos mais fracos que mencionaram dever de lealdade ao Sr. Jones por ser o seu dono, porém tinham dois discípulos fiéis, Sansão e Quitéria, cavalos de tração que não pensavam por si mesmos, apenas absorviam informações e as repassavam, simbolizando estes a maioria do povo.

Por fim, acontece a revolução, Sr. Jones, sua esposa e seus peões são expulsos da granja que é tomada pelos bichos que trocaram imediatamente seu nome de "Granja Solar" para "Granja dos Bichos".

Os princípios do animalismo são resumidos em sete mandamentos que no princípio são rigorosamente cumpridos, porém algo diferente chama a atenção, o leite tirado das vacas desaparece, mistério que logo adiante é desvendado, é misturado à ração dos porcos sob o pretexto de não falhar na missão, passam então à dominar o território com sutileza, tendo então além do leite, as maçãs reservadas para si, o que os outros animais aceitaram sem mais questionar pois afinal, nenhum deles queria o Jones de volta à granja, era para o bem dos bichos.

Sansão cria um lema para a solução de cada problema que surge, "trabalharei mais ainda", lema este que foi levado até a sua cruel morte.

Tudo parece perfeito, os bichos donos de si e de suas colheitas, e por mais que trabalhem , agora muito mais que na época do Jones, o faziam com prazer, movidos pela ideia de igualdade e da "perfeição" do socialismo; Neste momento os animais estudam mecânica, carpintaria e são alfabetizados com os livros trazidos da casa grande, em pouco tempo quase todos os animais estavam mais ou menos alfabetizados, sendo os porcos os que mais aprendiam.

Lulu e Ferrabás dão à luz a nove cachorrinhos; Tão logo desmamados, Napoleão os leva sob o pretexto de cuidar de sua educação, mantendo-os em reclusão sendo que a granja logo esquece de sua existência.

Os homens tentam retomar a granja dos animais numa batalha sangrenta onde Bola de Neve é ferido e uma ovelha cai morta, assim poucos minutos depois os homens batem em retirada saindo os bichos vitoriosos nesta primeira batalha contra os humanos, é dito então por Bola de Neve, " nada de sentimentalismo, guerra é guerra, ser humano bom é ser humano morto".

Bola de Neve faz e apresenta planos para a criação de um moinho de vento, trazendo sonhos de uma vida maravilhosa, que pela economia de energia poderiam então trabalhar apenas três dias por semana, teriam luz, água quente, etc. Começa aí uma disputa pelo poder entre Bola de Neve e Napoleão.

Em uma das reuniões semanais, Napoleão dá um guincho estridente e nove cães, aqueles outrora reclusos sob a supervisão e os cuidados do mesmo , saltam sobre Bola de Neve, expulsando-o da granja, ele então toma o comando e inicia-se uma ditadura, agora os bichos não tem mais reuniões, nem votações ou debates, apenas ouvem as ordens e as cumprem sem pestanejar , o não cumprimento dos mandos de Napoleão ou a rebeldia passam a ser duramente castigados, até mesmo com a morte aos considerados traidores .

Napoleão afirma ser um fardo a liderança mas o faz "pelo bem de todos os bichos" , porém aos poucos as regras e mandamentos outrora criados em prol de uma sociedade de bem são quebrados ou transformados em prol da regalia e do bem estar dos porcos, o que os animais aceitam sem questionar apenas pelo receio de Jones retomar a granja.

Instala-se então um sistema terrível onde os animais já não tem mais direitos, apenas devem trabalhar, agora muito mais que antes, estão escravizados e nem se dão conta disto pois já não lembram mais dos tempos de outrora.

A miséria toma conta da granja, os sonhos já estão esquecidos e os porcos agora mandam e os outros animais apenas obedecem sem coragem de argumentar.

Anos mais tarde os porcos firmam acordos com os humanos, bebem, fumam, dormem em camas, vestem roupas e passam a andar sobre as patas traseiras, tendo chicotes nas patas dianteiras para controlar e manter a ordem entre os outros animais, neste momento, os bichos se confundem, olhando para os homens e para os porcos não sabem quem é quem, chegando então a conclusão de que  os porcos se igualaram aos humanos não existindo mais nenhuma diferença entre eles.

Na fala "guerra é guerra, ser humano bom é ser humano morto", o autor ataca diretamente Stalin que é representado na estória por Napoleão, um porco esperto e traidor que muda toda a história da granja tirando Bola de Neve de cena e ainda o colocando como espião e traidor de seu povo.

Trazendo esta sátira para o nosso momento social, econômico e político, vemos até mesmo dentro de um sistema de governo tido como democrático, estas mesmas demagogias e a mesma tirania com que os líderes cheios de " sonhos e bons propósitos" tratam, sutilmente é claro, o seu povo.

O povo, assim como os bichos que na sua maioria são tidos como menos inteligentes, se contenta em trabalhar mais tendo ainda menos apenas pela ideia de uma igualdade econômica que nunca existiu e nem vai existir, imaginando que tirando de quem tem mais através de práticas violentas e até mesmo ilegais ou ilícitas , vai levá-los à um país justoe e igualitário .

Se coloca no poder um líder tirado do povo na esperança de "ter mais trabalhando menos", representando a criação do moinho de vento, ou "distribuição de renda igual para todos", e chega-se ao final de um governo tendo um líder que, ao modelo de Napoleão, se iguala aos outros que outrora eram inimigos de seus ideais, esquecendo-se dos mandamentos e juramentos antes firmados com o seu povo.