Esse livro é montado mediante relatórios de uma professora de educação infantil. Seus relatórios são frutos de um trabalho onde os alunos tem ampla participação, não só uma participação como resposta ao estímulo da professora, mas uma participação como sujeitos construtores de seu próprio conhecimento.
A professora, Madalena Freire, também conhecida como Madá, percebe que pode tornar suas aulas muito mais interessantes, prazerosas e úteis, partindo do desejo que as crianças têm em conhecer o mundo. Épercebendo a curiosidade com que as crianças vão demonstrando sobre diversos assuntos que a professora encaminha suas aulas. Além disso, ela faz questão de contar com a participação das crianças no registro de seus relatórios diários e também de deixar claro que ela, assim como as crianças, precisa estudar sobre alguns assuntos que são trazidos como tema de aula e ela desconhece ou conhece superficialmente.
Nesse diálogo aberto que se dá em suas aulas, percebemos também o envolvimento que ela propõem aos pais das crianças, os quais correspondem de forma positiva sempre comparecendo aos seus convites e fornecendo materiais necessário para trabalhar os assuntos propostos...