Resenha do livro A HORA DA LUTA

Beto é um homem que sai de Americana em 1960 e parte para a cidade de São Paulo em busca de uma vida melhor só que infelizmente ele ainda não sabe que te espera nessa grande metrópole.

Beto vai para casa de seu bom amigo o Batata que mora em uma academia. Batata e Beto são amigos de infância, e Beto deixa Beto ficara lá com a autorização do Senhor Nélio. Quando Beto entrou naquele quarto horrível como eu ele também não gostou. O quarto estava com o teto furado, era apertado com a cama e o armário cheios de teia de aranha, mas foi ali mesmo que Beto se acomodou, e ainda Beto acabou dormindo, mas depois foi acordado por Batata para chamá-lo para gandaia.

Batata levou Beto para conhecer o centro de São Paulo até o levou para comer sanduíche.

Beto foi para Estação da Luz Lucia Helena já tinha partido de taxi, os dois tinham vindo para São Paulo ainda por cima Beto descobriu que Lucia Helena gostava dele. E Beto o maior caipira teve que ir embora mais não sabia o caminho e acabou se perdendo Batata riu com Beto contando com veio.

Beto teve que arrumar emprego achou um banco por indicação de Seu Nestor (pai de Lucia Helena). Quando chegou ao banco encontrou infelizmente encontrou Nelson e dali pra frente tudo seria pior por causa daquele tal Nelson.

Beto foi falar com Seu Alves o gerente do banco, Seu Alves perguntou se Beto sabia fazer porcentagem regra de três e datilografia, ele disse que sim.

Então por uma infelicidade Beto foi contratado, mas ele não sabia que Nelson iria irritá-lo tanto.

Primeiro Nelson mandou Beto fazer alguns cálculos e ele tirou de letra depois perguntou se Beto tinha carteira de trabalho Beto disse que não. Nelson ficou nervoso e disse que era bom ele providenciar uma logo.

Agora Beto tinha que arranjar uma escola, pois não terminou o colegial. Arrumou uma escola chamada Caetano de Campos e era lá que talvez Beto estudasse. 

Às seis horas Beto foi à casa da tia de Lucia Helena era a tia Olívia pena que Beto não sabia quem era essa tal tia Olívia.

Quando Beto entrou na casa viu que Lucia Helena estava estranha, era por causa da velha. Tia Olívia era chata como a mãe de Lucia Helena ficava se intrometendo na conversa de Beto Lucia e a maioria das coisas ela criticava, até que teve uma hora que a velha deixou Lucia e Beto juntos para ir pegar um café.

Beto tentou sentar ao lado de Lucia Helena, mas ela falou para ele ficar na poltrona. Ali mesmo Beto percebeu que Lucia Helena mudava o comportamento perto da tia.

Na hora de ir embora Beto ainda deu uma sorte de ver Lucia Helena na janela dizendo que o amava – o, ainda por cima tia Olívia disse para Beto ir visitar Lucia Helena só aos sábados.

No outro dia Beto teve mais azar na hora de ir pegar sua carteira de trabalho, pegou uma fila gigantesca, e ainda tomou bronca de Nelson porque se atrasou para ir à carteira de trabalho, aquela não era realmente a semana de Beto.

No outro sábado que Beto foi visitar Lucia convidou – a para ir ao cinema, mas a coroa não deixou. Ai depois que Lucia Helena teve a idéia de chamar a coroa para ir junto, ai que foi o azar total de Beto, pois a coroa aceitou o convite. No cinema ficou difícil tia Olívia gostar de algum filme, mas quando estavam assistindo Beto consegui um pouco de sorte naquele azar, consegui beijar Lucia Helena e os acabaram nem assistindo o filme.

Depois Beto foi para escola e conheceu algumas pessoas como Severino um velho que só se intrometia nas conversas, Vantuir que colocava apelidos em todos e o que ia mudar sua vida, que era o Valentim que só falava de política e era um comunista.

Depois Beto ficou amigo de Valentim e foi morara com ele na pensão da D Nini.

Valentim começou a influenciar Beto sobre política disse que as massas iam vencer a ditadura, e também disse uma coisa que Beto ficou nervoso, disse que Lucia Helena era uma burguesinha que não tinha opinião própria só sabia fazer o que a tia Olívia queria. Beto ficou nervoso, mas depois percebeu que era verdade.

Beto partiu para Americana para a casa de seu pai, depois foi para a casa onde estava Lucia Helena. Teve uma discussão com Lucia por causa daquilo que Valentim tinha dito os dois brigaram e Beto voltou para São Paulo arrasado.

Quando Beto voltou para São Paulo estava na fossa, mas mesmo assim aceitou o pedido de Valentim para ir à USP. Na assembléia Beto teve mais azar quando ela começou. Era uma gritaria enorme sem decidirem nada. Na hora de ir embora já era de madrugada e Beto estava exausto, mas ainda teve que acompanhar Fernanda (uma comunista) até seu apartamento.

No fim de semana Batata convidou Beto para ir a Santos, outro azar de Beto. Quando os dois chegaram à praia Batata ficava paquerando algumas meninas até que uma delas tinha namorado. Batata e o namorado da moça saíram na pancadaria. Mas tarde Batata arranjou duas garotas, uma pra cada um, só que Beto não queria nada com a garota então só a ignorava-a.

O tempo foi passando e a vida de Beto só piorava não agüentava o Nelson no seu emprego, e estava brigado com sua namorada. Até que um dia Lucia Helena foi à pensão onde Beto estava e foi pedir desculpas a ele, e então os dois reataram.

A semana passou e Beto foi ver Lucia Helena no sábado. Lucia agiu totalmente diferente beijou Beto e saiu sem pedir a coroa ficou arrasada.

Em outro final de semana, Beto foi para Americana com Lucia Helena os dois saíram, até acontecer outro azar, mas esse por culpa de Beto e esse azar se chamava MARIO ANTÔNIO! (ex namorado de Lucia Helena).

Mario Antônio encontrou Beto e Lucia, e começou a se gabar se seu emprego e que estava bem de vida, Beto foi começando a ficar nervoso e saiu de perto, ainda acabou discutindo com Lucia Helena por causa de Mario, Beto voltou, mas uma vez sozinho para São Paulo.

Mas enfim a passeata estava a caminho e tudo já estava preparado, Beto e Fernanda que estava morrendo de medo esperaram começar a agitação para se manifestarem. Beto como sempre teve azar e nome de toda aquela agitação e gritaria dos comunistas na rua levou uma cacetada na cabeça e desmaiou no mesmo momento. Acordou em uma farmácia com Batata ao seu lado que sempre aconselhava Beto a não andar com comunistas.

Nesse dia da passeata Beto tinha faltado no emprego, por isso foi demitido por Nelson, agora Beto passava a ter uma vida de vagabundo.

Até que um dia Beto estava sentado na praça e por incrível que pareça ele teve um pouco de sorte. Encontrou Severino e disse para ele que tinha perdido o emprego. Severino disse que estavam precisando de alguém no apostilaria de um cursinho.

No outro dia Beto foi ao cursinho e conseguiu o emprego e ainda o chefe era gente boa.

Beto ficou com uma vontade de contar isso para Lucia Helena, mas ela não estava na casa da tia tinha ido para Americana.

Beto pediu para Batata levá-lo para Americana. Quando chegou Beto viu Lucia Helena conversando com Mario Antônio, ele quis conversar com Lucia, mas Mario não deixou e lhe deu um murro na cara. Beto caiu imediatamente, e ainda tomou, mas um soco, mas parece que nesse final do livro Beto estava com mais sorte do que no começo, porque Batata chegou antes que Beto fosse esmurrado, mas uma vez, e botou Mario para correr.

Batatas Lucia e Beto foram para uma pracinha Lucia Helena rasgou a manga de sua camiseta para limpar rosto de Beto, Batata foi embora deixando os dois sozinhos.

Lucia Helena e Beto reataram mais uma vez, e Lucia Helena disse o nome do último capítulo dessa fantástica obra “te amo”.